Para o sociólogo Auguste Comte, um dos pais da sociologia, a sociedade sempre está em processo de evolução constante, ou seja, tudo o que o ser humano faz é visando a evolução social. Analogamente, observa-se que pouco há há pouca evolução no déficit habitacional brasileiro, uma vez que há ineficácia legislativa e uma visão ilógica de evolução. (Formulou a tese)
Diante disso, a Constituição federal não cumpre com o seu papel para com o seus cidadãos. Assim como na obra literária "Cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, pode-se dizer que os cidadãos em condições precárias de habitação são de papel, uma vez que seus direitos garantidos por lei são inoperantes (Explore mais essa discussão). Dessa forma, tais indivíduos são invisibilizados em meio social.
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, a falsa ideia de desenvolvimento é algo ainda presente na contemporaneidade. Em outras palavras, no final do século XIXbo Positivismo (Melhore a construção de sentido) chega qo ao Brasil, durante a Primeira República, com o lema de "ordem e progresso", frase está destoante do que se vê na realidade. Com isso, tem-se uma sociedade retrógrada em cumprir seus regulamentos, por conseguinte, ascender socialmente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, compreendendo os entraves que o Brasil possui, faz-se necessário superá-los. Para tal, cabe ao governo federal -órgão de maior poder público- garantir a todos os brasileiros e estrangeiros no país o direito à moradia de qualidade, através de programas governamentais que garantam moradia a todos os brasileiros. Dessa forma, a alusão positivista na Bandeira Nacional será coerente. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |