22/08/2023 - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 22/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro " O cortiço" (Vírgula) João Romão é dono de um cortiço, lugar no qual se passa todo o enredo da história, retratando o cotidiano dos moradores e suas lutas diárias pela sobrevivência, focada em uma habitação coletiva. Fora da ficção, a realidade brasileira faz-se semelhante ao a da obra, pois não só diversos indivíduos na sociedade ainda habitam em lugares que apresentam estruturas insalubres ou de risco à vida, como também altos índices de pobreza. Portanto, com o intuito de sanarmos este mau mal, é importante analisarmos suas principais causas, como altas taxas para se obter uma moradia e vulnerabilidade financeira.  (Formulou a tese)

Antes de tudo, é válido ressaltar que a recente pandemia (covid - 19) fez com que muitas pessoas não tivessem contato físico, forçando ,assim, uma realocação do convívio interpessoal, para um "aprisionamento" em suas casas, na qual trabalhavam, estudavam, se divertiam em seus lares, gerando uma supervalorização das moradias, aumentando então o seu preço. (Reestruture essa ideia) Entretanto, mesmo com o fim do isolamento social (Vírgula) não houve uma queda significativa, pois só no primeiro semestre deste ano, (Sem vírgula) o reajuste médio do aluguel no país subiu 9,24% (Vírgula) segundo o índice FipeZap de locação de residências. Dessarte, esse aumento nos aluguéis influencia diretamente as camadas mais pobres, visto que os mesmos não possuem capital suficiente para quitar as rápidas e intensas taxas habitacionais.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a quantidade de recursos financeiros que detém um indivíduo, (Sem vírgula) está diretamente relacionada à moradia em que se habita. Perante isso, famílias com renda inferior a 2 salários mínimos, (Sem vírgula) são o principal grupo que residem domicílios que representam riscos à vida de seus moradores, visão defendida pelo escritor Carlos Góes, na qual acredita ser necessária uma ajuda financeira a estas famílias carentes (Apresente essa discussão com mais clareza). Logo, é evidente que a realidade econômica de uma região reflete diretamente nos domicílios na qual  os quais se habita, a exemplo de cortiços e lugares de péssimas condições sanitárias. Urge, por isso (Vírgula) a necessidade de uma reforma econômica, para que, assim, os cidadãos exerçam seus direitos assegurados pela Constituição federal.

(Boa estratégia coesiva) Por fim, é evidente a urgência na prática de medidas para o sanar desse entrave no corpo social. Para tanto, é necessária a implementação de ações que visem o curto e longo prazo, através não só da criação de um "limite" ou média imposto pelo governo nos preços dos aluguéis habitacionais, evitando assim chantagens e abusos por parte de seus proprietários, mas também um investimento educacional, voltado principalmente para uma conscientização dos futuros cidadãos acerca do seu futuro lar, ensinando a como identificar uma moradia de risco e almejando uma independência financeira, por meio de atividades e palestras, para que consigam uma residência confortável e segura, distanciando da realidade da obra de Aluísio de Azevedo, criando desta forma um Estado mais justo e igualitário.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 360 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
Compartilhar resultados!