No documentário "Teto de lona", é retratado a situação de famílias paulistas que precisam invadir imóveis abandonados para morarem, já que não possuem loteamentos suficientes. Nesse interim, esse cenário se assemelha com o que acontece na conjuntura brasileira hodierna (Melhore a relação entre as ideias), visto que o país procura medidas para acabar com o déficit habitacional. Sob tal cosmovisao, isso acontece não só pela inoperância governamental, mas também pela desigualdade social. (Formulou a tese)
Nessa ótica, é fucral pontuar que a exiguidade estatal é um dos causadores desse óbice. Nesse viés, tem-se que boa parte da sociedade brasileira não possui renda financeira suficiente para sustentar um aluguel ou o financiamento de uma casa própria. Nesse sentido, muitos buscam lugares abandonados para terem um ambiente onde morar, enfrentando situações catastróficas como a falta de saneamento básico, de água e a presença de situações insalubres.Visto isso, o governo não estabelece políticas públicas efetivas para migrantes que fazem êxodo rural, por exemplo, então não se existe uma importância para esse público carente. Dessa forma, para Aristóteles, a política tem como função preservar o bem-estar entre as pessoas de uma sociedade. Contudo, a realidade brasileira contraria o postulado aristotélico, pois a política não tem atingido esse objetivo, já que o Estado não implanta medidas para diminuir o déficit habitacional.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido pontuar que a desigualdade social corrobora com esse problema. Nessa visão, os negócios imobiliários possuem um alto custo e muita burocracia envolvida, com isso, os indivíduos com baixa estrutura financeira não conseguem ter acesso à casa própria, privilégio conquistado por pessoas com bom poder aquisitivo. Frente a isso, o escritor Ariano Suassuna defende a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos despossuídos. Sob essa lógica, a parcela populacional que se encontra no grupo desfavorecido não é detentora de condições financeiras favoráveis que permita o acesso à moradia estável, o que tonifica a privação desse público acerca dos benefícios promovidos pela garantia dos seus direitos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, percebe-se que os aspectos governamentais e sociais desenvolvem esse imbróglio. Assim, é necessário que o Ministério da Cidadania tome consciência da quantidade de pessoas em déficit habitacional e promova projetos de financiamentos parcelados para aqueles sem condições. Ainda que, o Ministério Público promova políticas públicas efetivas e transformações sociais, afim a fim de minimizar a situação precária de alguns moradores. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |