De acordo com a Fundação João Pinheiro, em 2019, cerca de 0,08 das habitações brasileiras passavam por uma deficiência. Lamentavelmente, essa é uma realidade que persiste até os dias atuais e que afeta milhões de cidadãos. Esse empecilho vivido pela nação pode ser solucionado através da criação de políticas públicas habitacionais e da qualificação profissional dos brasileiros. (Melhore a apresentação das discussões inciais)
A princípio, é importante mencionar a melhoria ou elaboração de programas de habitação no país como principal modo de solucionar o problema. Conforme o filósofo Thomas Hobbes, "O Estado é responsável por garantir o bem-estar da população". Ao analisar o obstáculo apresentado, percebe-se que o pensamento do filósofo não se concretiza no Brasil, isso porque muitas pessoas vivem hoje em casas inadequadas para a moradia, o que afeta diretamente o bem-estar dessa parte da população e resulta em sérias consequências na dignidade, saúde e vida social delas (Explore mais essa discussão). Assim, fica explícito que o governo federal precisa, imediatamente, criar políticas públicas a fim de resolver o revés.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, capacitar profissionalmente o povo brasileiro é essencial para diminuir o déficit habitacional. Segundo Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você tem para mudar o mundo". No contexto da problemática, pode-se concluir que, ao qualificar pessoas para o mercado de trabalho, as chances dessas pessoas receberem um salário maior aumentam. Com um maior salário, um indivíduo pode conseguir uma casa em melhores condições. Dessa forma, fica claro que a educação é outro caminho rumo a extinção de moradias impróprias.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de diminuir o número de brasileiros que vivem com o déficit habitacional, o governo federal, responsável pela execução de políticas públicas, deve criar o programa "Brasil com casa", por meio de parcerias com empresas privadas, para a construção e reforma de casas e apartamentos para as pessoas que são afetadas pelo impasse. Somente assim, a população do Brasil terá uma moradia e vida digna. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |