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Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 21/08/2023

Status:

Corrigida
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Para o geógrafo Milton Santos, a sociedade somente alcança sua plena representação quando todo o corpo social participa ativamente. Nesse sentido, o cenário atual representa o oposto, com milhões de brasileiros sem acesso à moradia (Vírgula) e os que possuem moradia, (Sem vírgula) tampouco conseguem ter uma habitação digna. Indubitavelmente, é necessário analisar os fatores para a existência do problema mencionado: negligência estatal e o individualismo fortemente presente nas relações sociais atuais. (Formulou a tese)

Em primeiro lugar, vale a pena mencionar que o governo não possui capacidade para resolver o problema ou ignora a sua existência. (Reestruture essa ideia) Conforme argumentou o economista americano Murray Rothbard, alguns membros do governo movidos por um individualismo voraz e ganhos políticos de curto prazo acabam por negligenciar alguns direitos fundamentais aos cidadãos, como o direito à moradia. Visto isso, a não destinação correta de verbas públicas e desvio de função de alguns parlamentares no país perpetuam a existência do déficit habitacional, devido à falta de dinheiro público para execução de políticas de acesso à moraria, outrossim promovem um ambiente instável politicamente que, como consequência, gera falta de investimento privado na construção de casas. Assim, é necessário fiscalizar a utilização dos poderes governamentais, a fim de haver destinação correta do dinheiro arrecadado através dos impostos e, decorrente disso, maior estabilidade no país para a população e as empresas privadas. (Delimite)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante destacar que o individualismo está cada vez mais presente nas relações humanas, as pessoas estão cada vez mais fechadas em seus próprias modos de pensar. Segundo o filósofo Zygmund Bauman em sua obra "Modernidade Líquida", o individualismo é uma das principais características do conflito na pós-modernidade e, (Sem vírgula) isso, (Sem vírgula) leva parte da população não levar em conta a falta de moraria, apesar de existir milhares de imóveis desocupados nas grande cidades do país. Sob esse viés, várias pessoas e empresas mantêm moradias sem nenhum tipo de morador, mesmo que essas morarias possam gerar prejuízos continuam com placas de "vende-se" ou "aluga-se" em suas fachadas, gerando um enorme déficit habitacional e mantendo vários cidadãos sem moradia, (Reestruture) devido ao elevado preço de compra ou aluguel das residências no Brasil. Logo, é imprescindível reduzir drasticamente o déficit de moradias com a conscientização da população a respeito do problema e, também, através da educação básica.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se necessário resolver o problema exposto, (Ponto final) para isso o Ministério Público deve fiscalizar duramente a utilização dos cargos públicos pelos representantes do povo, a fim destinar eventuais irregularidades aos órgãos competentes de justiça, dessa maneira, gerando um ambiente econômico favorável para os indivíduos e as empresas, (Justaposição) além disso, o governo deve aumentar o número de investimento público em morarias para a população mais carente. Ademais, cabe ao Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia formular campanhas nacionais de conscientização a respeito do tema, para que mais morarias privadas sejam destinadas à caridade ou, também, reduzidas de preço para que mais brasileiros tenham acesso à moradia, ao realizar isso, o MEC, (Sem vírgula) precisa estimular os estudante a superarem o forte individualismo da nossa sociedade, por meio de disciplinas práticas que coloquem os estudantes para visualizarem os problemas sociais e de habitação, interagindo com essas pessoas sem-teto e entendendo suas dificuldades, dessa forma, formem censo crítico sobre o tema para se tornarem mais recíprocos com o próximo. Ao cumprir esses objetivos, estaremos criando uma sociedade mais próxima daquele ideal proposto por Milton Santos.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200