Na obra " o cidadão de papel " , o autor Gilberto Dimenstein, (Sem vírgula) trata da violação de diversos direitos do cidadão garantidos constitucionalmente. Analogamente, a crítica do autor pode ser verificada no déficit habitacional no Brasil.Nesse sentido, a problemática ocorre em razão da inoperância estatal e da desigualdade social. (Formulou a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Dessa forma, em primeira análise, a ineficácia governamental é um desafio perante no o problema . Sob esse viés, o sociólogo Zygmunt Bauman , (Sem vírgula) desenvolveu o termo " Instituições Zumbis " segundo a o qual as instituições sociais como o Estado estão perdendo sua função. Nesse contexto, o poder público é análogo a esse termo , visto que milhares de brasileiros vivem na rua ou em moradias precárias submetidos a escassez de saneamento básico. Assim, faz-se mister a reformulação da postura estatal de forma urgente . (Reestruture e explore a discussão de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a disparidade socioeconômica é um entrave no que tange ao o problema. Sob essa perspectiva, para Ariano Suassuno ,pensador brasileiro , o território nacional está dividido em dois países distintos: o dos privilegiados e dos depossuídos . Dessa maneira, a parcela da população sem poder aquisitivo acaba por residir em locais inadequados com carência de estrutura. Logo, é imprescindível que esse cenário continue a perdurar. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto , é indispensável intervir sobre o impasse . Para isso, o governo deve criar um programa por meio do Ministério das Cidades para implementar um projeto de melhores habitações (Vírgula) a fim de garantir o acesso igualitário à moradia e aos serviços básicos. Além disso , o Ministério da Econômica Economia deve criar uma agenda econômica mais favorável com o intuito destinar recursos para grupos excluídos . Assim , será possível a cidadão sair do papel e se tornar realidade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |