No que se refere ao déficit habitacional no Brasil, podemos observar que, (Sem vírgula) o mesmo tem se acentuado ultimamente, como apontam as pesquisas mais recentes do IBGE (Desenvolva a sigla). Isso reflete em um dos maiores problemas sociais do país. Neste sentido, os dados apresentados trazem à tona algumas questões que precisam de atenção, principalmente por parte do poder público. Primeiramente em relação a melhoria das unidades habitacionais já existentes, bem como a construção de novas moradias. (Melhore a contextualização)
Em uma primeira análise, as habitações que já existem, essencialmente aquelas de pessoas de baixa renda, necessitam de uma maior atenção, devido ao fato de suas localizações serem em regiões de risco, como encostas, favelas e próximas a serras. Esses fatores contribuem para que esses locais sejam fortemente atingidos em períodos chuvosos, deixando pessoas desabrigadas ou até mesmo perdendo suas vidas, como mostrou o Jornal Nacional nos primeiros meses do presente ano. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante salientar que a Constituição federal traz explícito em um de seus artigos o direito à moradia, ou seja, assim como tanto outros direitos sociais, este também é de suma importância pra toda a população. No entanto, a realidade não é essa, pois o problema da habitação no Brasil está atrelado à desigualdade social, pois enquanto existem pessoas com a posse de grandes áreas de terras, há outras que não têm mesmo nem onde morar, como aquelas que vivem embaixo de pontes e viadutos. Dessa forma, para a construção de novas moradias é preciso que haja uma melhor e mais justa distribuição de áreas a serem construídas.
(Melhore a estratégia coesiva) Portanto, embora já existam programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida, do governo federal, é imprescindível que sejam elaborados projetos que estejam de acordo com orçamento público, em âmbito municipal, através de PPP's PPPs (Parcerias Público-Privadas), no sentido de levantarem as reais necessidades de cada cidade, já que cada uma tem suas características próprias. Para que isso aconteça, é primordial que existam fiscalizações rigorosas no sentido ter um controle e acompanhamento eficiente, com a finalidade de avaliar os resultados e verificar se o que foi implantado está realmente alcançando o nível almejado, que é a redução do déficit habitacional.
(Boa estratégia coesiva) Enfim, o esperado é que com essa intervenção e outras políticas públicas que vierem a complementá-la, (Sem vírgula) possa ser resolvido ou pelo menos contribuir com a melhoria da deficiência habitacional do Brasil, trazendo igualdade e qualidade de vida pra todos (Vírgula) refletindo certamente em índices positivos nas próximas pesquisas. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |