Como acabar com o déficit habitacional no Brasil? - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 20/08/2023

Status:

Corrigida
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O clássico "Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, traz no enredo a bravura do protagonista de cavalaria ao aventurar-se em cenários abstratos e realísticos negativos presentes na sociedade em que vive, tomando a frente das controvérsias e dos desafios existentes ao longo da jornada para tornar o mundo melhor. De maneira análoga a história aparente, a deficiência pública de moradia sinaliza um problema de urgência pública ainda enfrentado pelos brasileiros, tendo em vista a falta de políticas sociais afirmativas. Devido a isso, a intensa urbanização descontrolada tem contribuído para o agravamento do problema e, consequentemente, elevado o índice de periferias como o fator principal de maior déficit habitacional. (Formulou a tese)

De antemão, devido à descontrolada modernização atual, a construção de edifícios (Vírgula) como prédios e apartamentos (Vírgula) tem tomado as grandes cidades de forma excessiva, a ponto de outros imóveis já estabelecidos serem desvalorizados e desalugados pela população residente por causa da melhor condição estrutural do novo imóvel. Como efeito, relativo à falta de hóspedes pela ausência de reconstrução, manutenção ou melhoria no prédio, a especulação imobiliária tem crescido presentemente nos centros urbanos, com elevado custo do solo e, por isso, fica inabilitado a ocupação para as pessoas desabrigadas de baixa renda, tanto pelo alto valor do terreno vago quanto do aluguel do imóvel, sendo impossibilitados a suprir a necessidade de moradia de qualquer forma. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, sem alternativas de moradia nas grandes cidades, as pessoas desabrigadas recorrem às regiões periféricas, construindo seu próprio domicílio. Contudo, a realidade dessas áreas isoladas está sujeita a diversos problemas habitacionais que dificultam a vida dos moradores, como a escassez de saneamento básico, infraestrutura, calçamento, pavimentação, iluminação; além do difícil acesso às instituições sociais públicas. Com isso, é evidente que a ausência da valorização e inclusão das comunidades não qualificadas às condições e aos direitos sociais vitais de moradia, conforme está descrito no Artigo 6° da Constituição federal que todo cidadão tem direito, promove o levantamento do déficit habitacional, sem mudanças que resolvam essa precarização crônica no país.

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos, é necessário, portanto, que medidas solucionáveis sejam aplicadas para a resolução do problema. Dito isso, cada poder público estadual do país deve realizar uma reforma urbana, qualificando as áreas da periferia para promover as condições primordiais de moradia à população residente. Outrossim, constituir programas de habitação para as pessoas de baixa renda que vivem em situações salubres a fim de custear parte do imóvel a ser adquirido ou do aluguel do prédio, para que o acesso à moradia seja possibilitado a todos. Dessa maneira, focando nas entidades principais do problema, mais rápido o mesmo será resolvido. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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