O clássico "Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, traz no enredo a bravura do protagonista de cavalaria ao aventurar-se em cenários abstratos e realísticos negativos presentes na sociedade em que vive, tomando a frente das controvérsias e dos desafios existentes ao longo da jornada para tornar o mundo melhor. De maneira análoga a história aparente, a deficiência pública de moradia sinaliza um problema de urgência pública ainda enfrentado pelos brasileiros, tendo em vista a falta de políticas sociais afirmativas. Devido a isso, a intensa urbanização descontrolada tem contribuído para o agravamento do problema e, consequentemente, elevado o índice de periferias como o fator principal de maior déficit habitacional. (Formulou a tese)
De antemão, devido à descontrolada modernização atual, a construção de edifícios (Vírgula) como prédios e apartamentos (Vírgula) tem tomado as grandes cidades de forma excessiva, a ponto de outros imóveis já estabelecidos serem desvalorizados e desalugados pela população residente por causa da melhor condição estrutural do novo imóvel. Como efeito, relativo à falta de hóspedes pela ausência de reconstrução, manutenção ou melhoria no prédio, a especulação imobiliária tem crescido presentemente nos centros urbanos, com elevado custo do solo e, por isso, fica inabilitado a ocupação para as pessoas desabrigadas de baixa renda, tanto pelo alto valor do terreno vago quanto do aluguel do imóvel, sendo impossibilitados a suprir a necessidade de moradia de qualquer forma. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, sem alternativas de moradia nas grandes cidades, as pessoas desabrigadas recorrem às regiões periféricas, construindo seu próprio domicílio. Contudo, a realidade dessas áreas isoladas está sujeita a diversos problemas habitacionais que dificultam a vida dos moradores, como a escassez de saneamento básico, infraestrutura, calçamento, pavimentação, iluminação; além do difícil acesso às instituições sociais públicas. Com isso, é evidente que a ausência da valorização e inclusão das comunidades não qualificadas às condições e aos direitos sociais vitais de moradia, conforme está descrito no Artigo 6° da Constituição federal que todo cidadão tem direito, promove o levantamento do déficit habitacional, sem mudanças que resolvam essa precarização crônica no país.
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos, é necessário, portanto, que medidas solucionáveis sejam aplicadas para a resolução do problema. Dito isso, cada poder público estadual do país deve realizar uma reforma urbana, qualificando as áreas da periferia para promover as condições primordiais de moradia à população residente. Outrossim, constituir programas de habitação para as pessoas de baixa renda que vivem em situações salubres a fim de custear parte do imóvel a ser adquirido ou do aluguel do prédio, para que o acesso à moradia seja possibilitado a todos. Dessa maneira, focando nas entidades principais do problema, mais rápido o mesmo será resolvido. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |