Durante a pandemia da COVID-19 covid-19, muitos trabalhadores perderam seus empregos, fazendo com que não tivessem condições de arcar com o aluguel e fossem despejados para às as ruas. Esse fator, (Sem vírgula) contribuiu para o aumento do déficit habitacional no Brasil, que ocorre em decorrência dos elevados índices de desigualdade social no país e a carência de investimentos públicos eficientes. (Melhore a contextualização)
Em primeira análise, é preciso destacar a relação existente entre a desigualdade social e o déficit habitacional no Brasil. Segundo o físico, (Sem vírgula) Isaac Newton, "para toda ação existe uma reação", (Justaposição) com base nesse princípio, mostra-se que a desigualdade social, principalmente associada à questão de renda, em que os indivíduos não possuem condições financeiras de arcar com custos de aluguéis ou moradia própria, acabam à margem da sociedade, sem uma moradia descente para viver. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a carência de políticas públicas eficientes contribuem para o crescimento do fator. (Truncamento)Já que, segundo a Fundação João Pinheiro, quase 6 milhões de moradias apresentavam problema no país, isso se deve em decorrência da falta de investimento do setor público para garantir fatores básicos de dignidade humana, como o acesso ao saneamento básico e à moradia segura, acarretando em riscos para a própria população que vive nessas condições.
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos apresentados, medidas devem ser tomadas para acabar com déficit habitacional no Brasil. Logo, o governo federal deve implementar medidas que assegurem moradias de qualidade e segurança para a população, por meio de projetos de auxílio aluguel (Vírgula) para contribuir com o pagamento para famílias de baixa renda, além de assegurar o acesso ao saneamento básico e à seguridade das moradias, com o intuito de acabar com o déficit habitacional no país e fornecer uma vida de qualidade para a população. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |