No romance "O Cortiço", Aluísio de Azevedo retrata as péssimas condições de vida dos moradores dos cortiços cariocas do século XIX. Mesmo tendo sido escrita há mais de um século, a crítica de Aluísio ainda se mantém atual, visto que uma parcela expressiva da população brasileira ainda sofre com a ausência de moradia de qualidade. Com efeito, atuam como desafios para a resolução dessa problemática a desigualdade social e a falta de políticas públicas voltadas para o tema. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é de suma importância compreender a desigualdade social como a principal causa da persistência do déficit habitacional no Brasil. Conforme o sociólogo Karl Marx, a origem da desigualdade está na relação ábsona entre as classes sociais, em que a burguesia explora o trabalho do proletariado. Dessa forma, as pessoas com menor poder aquisitivo encontram-se em uma condição de vulnerabilidade, onde não têm acesso à moradia adequada e, consequentemente, precisam se alojar em locais inoportunos, como casas com infraestrutura precária ou sob pontes e rodovias. Desse modo, é imprescindível que, para a refutação da teoria do estudioso alemão, esse problema seja revertido.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, nota-se a ausência de medidas governamentais como fator agravante da problemática. Segundo a arquiteta e urbanista Magaly Marquez, o Brasil tem um histórico de associar a política habitacional apenas à construção de novas casas, deixando de lado ações estatais necessárias para enfrentar outros problemas persistentes no país, como a inadequação de moradias existentes em termos de qualidade e condições sanitárias, além da falta de infraestrutura básica em algumas regiões. Assim, ao invés de promover o acesso à moradia pelos mais necessitados, tais determinações falhas contribuem para a perpetuação de um ciclo de exclusão, favorecendo os interesses financeiros em detrimento do bem-estar coletivo.
(Boa estratégia coesiva) Dessarte, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado – em sua função de promotor do bem-estar social – a implantação de políticas públicas que visem à democratização do acesso à moradia, por meio de programas assistenciais que tenham como objetivos a construção de casas novas em espaços imobiliários vazios ou subutilizados, a manutenção de casas pré-existentes com infraestrutura precária e a concessão de subsídios. Esses programas também devem ser integrados a um conjunto mais amplo de ações voltadas para o desenvolvimento e a inclusão da população de baixa renda. Afinal, assim como os cariocas em “O Cortiço”, toda a população brasileira merece ter acesso à moradia digna. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |