A questão do déficit habitacional no Brasil é um problema muito expressivo no Brasil hodierno. A gravidade do quadro é evidenciado pelo dados da pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro: mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentam inadequações. Nesse contexto, percebe-se a lamentável deficiência de habitações enfrentadas por muitos brasileiros, tornando-se necessário a análise das causas do impasse. (Formule a tese)
Sob este esse viés, cabe ressaltar que tal problema ocorre por causa da desigualdade social. Nesse sentido, a Constituição federal, promulgada em 1988, garante o acesso adequado de a moradias. Entretanto, acontece o que o escritor paulista Gilberto caracteriza como "Cidadania de papel": existência de direitos na teoria que não ocorre na prática. Dessa forma, uma quantidade significativa de pessoas marginalizadas sofrem as consequências da administração constitucional ineficaz. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão da sociedade é outro ponto que corrobora na elevação do impasse. Nessa perspectiva, o escritor José Saramago expõe o fenômeno descrito como "cegueira moral", o qual caracteriza a alienação da sociedade frente às demais realidades. Diante do exposto, os brasileiros, infelizmente, demonstram o lado egoísta, já que não tem participação ativa na cobrança de programas de melhoria para o próximo. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister a intervenção estatal para amenizar o quadro atual. Nessa lógica, para que os moradores marginalizados melhorem suas condições de estadias (Vírgula) o governo federal, órgão de maior importância do âmbito político, deve, por meio de verbas públicas, melhorar os programas de financiamento de imóveis e construir casas populares seguras para a população carente que não tem condição e vivem em áreas de risco. Dessa forma, mais pessoas terão direito à dignidade e a Constituição federal será mais fidedigna. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |