No filme "Up-Altas Aventuras" mostra a vida do idoso viúvo, Fredricksen, que é contra a ideia de mudar-se da sua residência ou reformala. Infelizmente, isso se faz presente no contexto atual, no qual, (Sem vírgula) muitos brasileiros não se sentem confortáveis em se mudar ou, no minímo, reformala. Com efeito, atuam como desafios para acabar com o déficit habitacional a questão social e econômica.
Nesse sentido, é inegavel pensar que a questão social é um dos uma das principais causas que impedem o direito civil básico de moradia adequada. De fato, com base na pesquisa realizada em 2019 pela Fundação João Pinheiro, apontou que mais de 5,8 milhões de moradias no país estavam deficitárias. Em resumo, apesar de ter um avanço no programa Minha Casa, Minha Vida, o Brasil ainda mantém seu histórico número de habitações com deficiência.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro desafio para o deficit habitacional é a questão financeira do individuo. Nesse contexto, é comum observar inúmeras famílias em condições frágeis que não possuem alternativas, (Sem vírgula) de terem sua própria casa ou alugá-la (Melhore essa construção), a não ser viverem em ambientes de risco, como em favelas, áreas de deslize ou desmoronamento. Fato fortalecido, (Sem vírgula) pelos dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) o qual mostra que a cada 100 domicílios particulares no Brasil, 13 estão vagos. Por tanto, o desenvolvimento econômico reflete diretamente na questão habitacional, ja que, com um alto número de desempregados (Vírgula) não haverá formas de obter ou manter sua moradia ideal.
(Boa estratégia coesiva) Fica evidente que as questões sociais e economicas são prejudiciais ao deficit habitacional e que, destarte, são necessárias mudanças. Para tanto, o Estado, a exemplo de amenizar esse deficit, deve promover ações que visem ajudar a população frágil que não tem condições de ter uma moradia adequada, por meio de programas como Minha Casa, Minha Vida e na criação de empregos. Nesse sentido, o intuito de tal medida é integrar a classe mais baixa ao mercado de trabalho, consequentemente, aumentando a qualidade de vida como a moradia. Uma tarefa árdua e de longo prazo, mas como diria René Descartes, "Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis." (Proposra incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |