Promulgado pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde pública e ao bem-estar social. Conquanto,o déficit habitacional no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Formule a tese)
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no deficiência nas habitação. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), mais de 5.8 milhões de moradia (8% do domicílio no país) apresenta problemas. Diante do exposto provocado pelo êxodo rural e as migrações e falta de políticas públicas e transformações sociais. (Melhore essa construção)
(Boa estratégia coesiva) Faz-se mister, ainda, salientar a falta de estrutura nas moradias da população mais pobre como impulsionar o déficit habitacional.De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto, evidente descanso do governo com as pessoas que moram em casa mal estrutura (Melhore o encadeamento) assim o governo não faz seu papel social que está escrito direitos universal.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à visam a construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge preciso formatar a debate público sobre o tema ecoar as vozes da pessoa e liderança que lutam em favor do direito à moradia.Dessa forma, o brasil poderia superar o Déficit habitacional.
Comentários do corretor
Explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |