Redação pablo costa - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 14/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “Utopia”, do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e de conflitos. Entretanto, o que se observa, na realidade contemporânea, e o oposto do que o autor prega, uma vez que um extenso número de pessoas residem em ambientes precários e que trazem prejuízos à vida, assim, os desafios para acabar com o déficit habitacional no Brasil apresentam barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de More. Diante disso, é pertinente abordar a indiligência do governo e as desigualdades socioeconômicas como principais causas do imbróglio. (Formulou a tese) 

(Uso inadequado) Diante desse cenário, é válido destacar que a omissão do poder público - revelada na ineficiência legislativa - está intimamente ligada ao revés. Dessa maneira, a Carta Magna de 1988 - documento situado no topo do ordenamento jurídico garante o direito à moradia de qualidade para todos os cidadãos. Isso, todavia, não é observado fora dos papéis, uma vez que as famílias em situação de vulnerabilidade são, infelizmente, colocadas às margens dos espaços de prestígio, por exemplo, apesar de previsto na Carta Magna os direitos sociais, a fim de possibilitar melhores condições de vida aos mais necessitados e equalizar situações sociais desiguais, o que na prática não acontece, em virtude da má administração dos recursos públicos (Melhore essa construção). Nessa perspectiva, apesar da existência dos programas de moradia, como o minha casa minha vida "Minha casa, Minha vida", esses não são suficientes para erradicar esse déficit habitacional no Brasil. Logo, nota-se que enquanto não forem feitas melhorias nesses programas existentes, a parcela menos favorecida sofrerá com esse contraste.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, insta denunciar que a falta de poder econômico da população brasileira promove o impasse, (Justaposição) para o sociólogo Betinho, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade civil firmar alguns pontos cruciais, como a igualdade. No entanto, isso não é observado na realidade contemporânea, na medida em que, (Sem vírgula) as questões monetárias limitam os direitos básicos sociais. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Brasil é o oitavo país com maior índice de adversidades econômicas e socias no mundo. Nesse prisma, devido à renda insuficiente, muitos brasileiros estão destinados a viverem em ambientes cuja infraestrutura é deficitária, com condições precárias – sem o saneamento básico adequado e em casas improvisadas – trazendo inúmeros riscos a estes indivíduos. Assim, é evidentemente que a população em déficit habitacional necessita de lugares adequados para a moradia, mas devido à falta de recursos financeiros encontram-se limitadas a locais instáveis, dificultando e trazendo prejuízos ao seu cotidiano.

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, mediate o exposto, a importância de desconstruir as bases da problemática da carência de moradias dignas no Brasil. Dessa forma, o governo federal (Vírgula) por meio do Ministério da Economia - responsável pelos recursos financeiros - deve aumentar os recursos destinados aos projetos habitacionais existentes, que será feito em parceria com as instituições financeiras, por meio de crédito habitacional seguro, para que assim, (Sem vírgula) as famílias vulneráveis possam adquirir moradias adequadas. Aliado a isso, e dever do Ministério do Trabalho criar e oferecer cursos capacitantes e gratuitos, com objetivo de ofertar aptidão profissional, com fito de melhorar o seu salarial e sua qualidade de vida da população. Desse modo, torna-se-á possível construir uma sociedade perfeita, como a idealizada por More. (Proposta completa) 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200