Na obra ‘’Os retirantes’’, do pintor brasileiro Candido Portinari, retrata o êxodo de uma família em busca de melhores condições de vida, enfrentando a miséria e a fome. Mediante o exposto, é notório que a fuga de cidadãos ocorrem por diferentes motivos, por exemplo na pintura citada a causa foi a seca no sertão, devido a esses problemas ocorre uma lacuna nas regiões do país causando um déficit habitacional. Portanto, vale ressaltar que as bases da problemática está na omissão legislativa (Vírgula) assim como no processo de desenvolvimento do Brasil. (Formulou a tese)
Primordialmente, cabe salientar a omissão legislativa atuando no quadro central. Conforme a Constituição federal de 1988 (Vírgula) no artigo 5, é garantido o direito à propriedade a todos de forma igualitária, tendo carácter inviolável. Sob tal perspectiva, muitas famílias não possuem sua própria moradia, (Sem vírgula) devido ao alto custo monetário, geralmente atribuído a localidade do imóvel. Logo, muitas pessoas acabam se direcionando a regiões menos habitadas, com o objetivo de encontrar menores preços.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é de grande esmero ressaltar o desenvolvimento das regiões perpetuando a problemática social. Durante a Revolução Industrial no Brasil, milhares de pessoas se deslocaram do meio rural para o urbano, causando um desfalque exacerbado na zona de origem. Sendo assim, é válido relacionar o período histórico desencadeando a realidade presente, já que os descendentes desses trabalhadores continuaram a viver nesses mesmos lugares, contribuindo para a criação de aglutinados (Vírgula) fixando-se em apenas um local. por isso a vinda de vários indivíduos para a cidade causou um déficit em outros localidades.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, a reversão dos imbróglios acerca do déficit habitacional no Brasil. Destarte, é preciso que o governo federal amplie o projeto da Minha Casa, Minha Vida para as regiões que mais necessitam, construindo casas e dando suporte necessário para os moradores que vivem distante do centro da cidade, melhorando a infraestrutura dos meios de locomoção. Tal ação terá a finalidade redistribuir a população, equilibrando as proporções de terra para uma sociedade mais igualitária territorialmente. Espera-se, com tais medidas o solucionamento de toda problemática acerca do tema debatido, não sendo mais um problema social. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos possitivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |