Como acabar com o déficit habitacional no Brasil? - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 14/08/2023

Status:

Corrigida
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Conforme o Artigo 6º da Constituição federal de 1988, é direito de todo cidadão o acesso à moradia com a finalidade de pressupor uma vivência digna. Entretanto, não restam dúvidas que entre os vários problemas sociais enfrentados no Brasil, o déficit habitacional é um dos mais alarmantes, estando ligado diretamente à desigualdade social, a falta de políticas públicas e a especulação imobiliária que tem como resultado milhares de pessoas vivendo em situação de rua ou em residências precárias.

Nesse contexto, vale ressaltar o preço elevado dos aluguéis que de alguma forma acabam sendo uma alternativa para famílias que não podem comprar ou financiar um imóvel, e em consequência destinam 30% ou mais de sua renda com despesas de aluguel de residências que muitas vezes se encontram em situações de abandono, com restrições ambientais, isto é, em situação de risco e ademais do número excessivo de pessoas. (Reestruture. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) É inegável que o déficit habitacional é um importante indicador social, pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o maior número de pessoas que não possuem residências se encontram nas regiões norte e nordeste, as mesmas com maior índice de pobreza. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto podemos concluir que tal problemática se dá pela falta de políticas públicas e de transformações sociais, portanto, é de extrema necessidade a manutenção e diminuição dos juros de crédito para imóveis, como também o investimento em programas de moradias como o "Minha casa, Minha vida". (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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