Conforme o Artigo 6º da Constituição federal de 1988, é direito de todo cidadão o acesso à moradia com a finalidade de pressupor uma vivência digna. Entretanto, não restam dúvidas que entre os vários problemas sociais enfrentados no Brasil, o déficit habitacional é um dos mais alarmantes, estando ligado diretamente à desigualdade social, a falta de políticas públicas e a especulação imobiliária que tem como resultado milhares de pessoas vivendo em situação de rua ou em residências precárias.
Nesse contexto, vale ressaltar o preço elevado dos aluguéis que de alguma forma acabam sendo uma alternativa para famílias que não podem comprar ou financiar um imóvel, e em consequência destinam 30% ou mais de sua renda com despesas de aluguel de residências que muitas vezes se encontram em situações de abandono, com restrições ambientais, isto é, em situação de risco e ademais do número excessivo de pessoas. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) É inegável que o déficit habitacional é um importante indicador social, pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o maior número de pessoas que não possuem residências se encontram nas regiões norte e nordeste, as mesmas com maior índice de pobreza. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto podemos concluir que tal problemática se dá pela falta de políticas públicas e de transformações sociais, portanto, é de extrema necessidade a manutenção e diminuição dos juros de crédito para imóveis, como também o investimento em programas de moradias como o "Minha casa, Minha vida". (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 600 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |