No filme "Ariel´´ é narrada a história da personagem, uma mulher metade peixe, metade humana e em razão de seu pouco contato com a superfície (Melhore a construção de sentido), a sereia deseja conhecer a humanidade, a mesma idealiza a superfície como uma coletividade perfeita, com a ausência de conflitos e problemas. No entanto, a realidade contemporânea rompe com a idealização de Ariel, visto que a sociedade apresenta impasses, como o déficit habitacional no Brasil. Diante desse cenário, é fulcral ressaltar a ineficiência legislativa e a omissão midiática como colaboradores do revés. (Formulou a tese)
Primeiramente, cabe analisar de que modo a falta de medidas legislativas agrava a supracitada mazela. Nessa conjuntura, faz-se essencial observar a sociedade brasileira pelas lentes do escritor norte-americano Barnett e a sua teoria sobre a ineficácia legislatória. Segundo o autor, o Estado é, devido à sua natureza, incapaz de obedecer às suas próprias leis, sendo ineficiente como legislador. Nesse sentido, por causa das baixas medidas legislativas os indivíduos não têm moradia ou que vive em uma residência precária, agravando a saúde do corpo social brasileiro e colocando em risco a vida do indivíduo, uma vez que a população que não tem moradia não tem acesso à água, higiene e saneamento básico para prevenir doenças (Melhore a apresentação dessa discussão. Justaposição), além disso, a parte da sociedade que reside em casas precárias, construídas com materiais improvisados ou com baixa durabilidade, sofre com possíveis desmoronamentos, (Sem vírgula) em razão de agentes externos como as chuvas, já que a residência não é segura. Logo é necessária uma reformulação estatal.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a invisibilidade e a ausência de registro civil permanece no país devido à falta de abordagem midiática sobre o assunto. Assim sendo, é válido mencionar a tese sobre o silenciamento dos discursos, proposta por Karl Marx. De acordo com Marx, os veículos de comunicação de massa realizam uma proposital exclusão de certos temas por eles tratados, com objetivo de mascarar graves mazelas da sociedade. Nessa perspectiva, segundo o dito pelo sociólogo, as mídias atuais pouco veiculam notícias relacionadas ao déficit habitacional no Brasil, uma vez que tais temas não geram rentabilidade para os veículos midiáticos, deixando o corpo social sem conhecimento sobre a supracitada mazela, já que para resolver o impasse é necessário ter entendimento.
(Boa estratégia coesiva) Mediante o exposto, observa-se a necessidade de impedir déficit habitacional no Brasil. Dessa forma, cabe ao Estado (Vírgula) enquanto garantidor de direitos fundamentais (Vírgula) não só criar campanhas e projetos, a fim de converter a negligência do Estado, como também reverter a estagnação midiática, amenizando a falta de conhecimento da sociedade. Tais ações, que devem ser realizadas por meio do apoio de esferas federais, estudais e municipais, têm o intuito de atenuar os efeitos do déficit habitacional da população verde amarela e (Vírgula) somente assim, a coletividade alcançará a idealização de Ariel.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |