No Com o surgimento da Revolução Industrial muitas pessoas deixaram suas vidas no campo e foram morar nas cidades sem uma renda fica fixa, o que resultou em várias famílias diferentes morando em uma mesma residência. Hodiernamente esse fato histórico assemelha-se ao déficit habitacional no Brasil (Vírgula) que vem sendo um grande desafio uma vez que a população está aumentando (Vírgula) e junto a isso uma grande desigualdade social, a qual não disponibiliza residência adequada a todos os cidadãos. (Formule a tese)
De acordo com a Constituição Cidadã de 1988, todos os cidadãos têm direito à moradia adequada, porém percebe-se que esse fato se encontra deturpado no Brasil uma vez que muitas famílias estão crescendo e suas moradias "diminuindo" (Melhore a apresentação dessa discussão). Consoante Aristóteles no livro "Ética e Nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, porém essa oferta não é tão aplicada a todas as partes da sociedade na qual muitas passam por situações humilhantes por conta da moradia.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a desigualdade social é um fator que ajuda no déficit habitacional. Tristemente, ter uma moradia adequada irá depender muito da situação financeira da família uma vez que (Veja outros elementos coesivos) os valores implantados, (Sem vírgula) nos imóveis, (Sem vírgula) tendem a ser gigantes. De acordo com os dados do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11 milhões de casas e apartamentos se encontram vazios sem moradores, com esse ponto pode-se mostrar que vale mais um imóvel parado sem uso do que dar para o próximo que necessita (Evite esse tipo de consstrução). Assim, uma mudança nos valores é necessária para resolver esse impasse na sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao governo abrir mais espaços com casas acessíveis e colocar leis que proíbam a posse de casas que não são usados, e abaixe o custo para que as moradias fiquem ao acesso de todos. (Truncamento) Para que assim o número de pessoas morando em casas deficientes diminua e a quantidade de moradores por família não seja mais um problema. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |