A Constituição da República Federativa do Brasil decreta do no artigo 6º os direitos à moradia e à dignidade a todos brasileiros. Contudo, o cenário de déficit habitacional no Brasil contrapõe a carta. Diante disso, é necessário analizar analisar a problemática desde a formação do Brasil e suas estratificações, além de apontar o descaso estatal frente à questão. (Formulou a tese)
Primeiramente, a problemática é um reflexo da desigualdade entre elites e classes mais baixas. Durante o Brasil oligárquico a opressão entre as classes altas em relação as outras se tornou mais clara do que nunca (Evite esse tipo de construção), ao exemplo da coerção do voto de cabresto, e a política de café com leite, onde os detentores dos meios de produção controlavam o Brasil. Sendo assim, as questões habitacionais ganham o "caráter marxiano", luta de classes de Karl Marx, o muito sendo detido pelos poucos, urgindo a necessidade de equilibrar a relação entre as classes e evitar que o Brasil continue na "idade das trevas", oligarquia. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, urge discutir o descaso estatal. De acordo com John Locke, filósofo contratualista, "é dever do Estado garantir os direitos máximos a seus cidadãos", o que não se configura no Brasil. A partir disso, depreende-se que a atitude conivente do governo para com a problemática evidencia sua disfuncionalidade, deixando o artigo 6º de lado e consequentemente toda a legislação ao mostrar-se incapaz de realizar o mínimo pelo povo. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portando Portanto, com a finalidade de amenizar o déficit habitacional e garantir o Estado de direito no Brasil, o governo federal promoverá deve promover a distribuição de renda às classes mais vulneráveis da sociedade (Vírgula) por meio de programas sociais como minha casa minha vida, ajudando os mais pobres quanto as questões habitacionais. Além disso, o Estado, para possibilitar esses programas (Vírgula) taxará imóveis desocupados das classes mais ricas de forma justa e eficaz, equilibrando a luta de classes e garantindo os direitos primordiais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |