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Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 13/08/2023

Status:

Corrigida
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A Constituição da República Federativa do Brasil decreta do  no artigo 6º os direitos à moradia e à dignidade a todos brasileiros. Contudo, o cenário de déficit habitacional no Brasil contrapõe a carta. Diante disso, é necessário analizar  analisar a problemática desde a formação do Brasil e suas estratificações, além de apontar o descaso estatal frente à questão. (Formulou a tese)

Primeiramente, a problemática é um reflexo da desigualdade entre elites e classes mais baixas. Durante o Brasil oligárquico a opressão entre as classes altas em relação as outras se tornou mais clara do que nunca (Evite esse tipo de construção), ao exemplo da coerção do voto de cabresto, e a política de café com leite, onde os detentores dos meios de produção controlavam o Brasil. Sendo assim, as questões habitacionais ganham o "caráter marxiano", luta de classes de Karl Marx, o muito sendo detido pelos poucos, urgindo a necessidade de equilibrar a relação entre as classes e evitar que o Brasil continue na "idade das trevas", oligarquia. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, urge discutir o descaso estatal. De acordo com John Locke, filósofo contratualista, "é dever do Estado garantir os direitos máximos a seus cidadãos", o que não se configura no Brasil. A partir disso, depreende-se que a atitude conivente do governo para com a problemática evidencia sua disfuncionalidade, deixando o artigo 6º de lado e consequentemente toda a legislação ao mostrar-se incapaz de realizar o mínimo pelo povo. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​(Boa estratégia coesiva) Portando Portanto, com a finalidade de amenizar o déficit habitacional e garantir o Estado de direito no Brasil, o governo federal promoverá  deve promover a distribuição de renda às classes mais vulneráveis da sociedade (Vírgula) por meio de programas sociais como minha casa minha vida, ajudando os mais pobres quanto as questões habitacionais. Além disso, o Estado, para possibilitar esses programas (Vírgula) taxará imóveis desocupados das classes mais ricas de forma justa e eficaz, equilibrando a luta de classes e garantindo os direitos primordiais. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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