A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, assegura os direitos e o bem-estar da população. No entanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, haja vista, (Sem vírgula) o déficit habitacional no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois fatores: a negligência estatal e a mentalidade social. (Formulou a tese)
Diante desse cenário (Uso inadequado), a ineficácia governamental é um fator determinante no assunto. Segundo, (Sem vírgula) o sociólogo Zygmaunt Bauman, algumas instituições, (Sem vírgula) perderam sua função social, mas conservaram a sua forma, o que as caracteriza como "Instituições Zumbis". Sob essa óptica ótica, a perspectiva sociológica pode ser constatada no corpo social brasileiro, pois o poder público se faz negligente quanto à promoção de políticas públicas efetivas (Melhore a apresentação dessa discussão) que inibam os índices alarmantes dessa problemática.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, deve-se pontuar a mentalidade social como um grande empecilho na questão. Durkheim, (Sem vírgula) afirma que a individualidade das pessoas é formada pela sociedade. Essa influência é perceptível no discurso de ódio que acontece nas redes, visto que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo a torná-las naturais (Reestruture essa discussão). Dessa forma, compreende-se que a concentração de renda e a falta de oportunidades de emprego afetam diretamente os cidadãos mais vulneráveis.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual. Para isso, é preciso que o governo federal, por meio de uma campanha nacional, garantir garanta a adoção de políticas públicas afirmativas para ressocialização desses indivíduos, a fim de manter a prosperidade e igualdade na nação. Urge, (Sem vírgula) ao Ministério da Educação, (Sem vírgula) a inserção de palestras nas escolas e mídias, visando quebrar a reprodução de estereótipos na coletividade. Assim, os impactos do déficit habitacional serão reduzidos e a Constituição entrará em progresso. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |