O filósofo Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se o déficit habitacional, problema recorrente no Brasil. Essa realidade se deve, principalmente, à negligência governamental e à insuficiência de discussões. (Formulou a tese)
A princípio, é fulcral atentar para a inoperância estatal como uma das origens do problema. Sob essa ótica, o filósofo Thomas Hobbes alega que o Estado é responsável por garantir o pleno bem-estar da nação, ou seja, é papel dos governantes assegurar boas condições de vida para os cidadãos, inclusive garantir habitação. Nesse sentido, é perceptível que o poder público assume uma postura omissa quanto à a acabar com o déficit habitacional no país, uma vez que, apesar de ser sua responsabilidade (Vírgula) não garante que toda a sociedade usufrua desse direito constitucional. Dessa forma, tal direito não é democratizado de forma igualitária, o que representa um descaso com essa parcela da população.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale destacar a falta de debates como uma das raízes do imbróglio. Nessa perspectiva, o filósofo Habermas defende que a linguagem é a verdadeira forma de ação, isto é, discutir sobre um problema é um caminho para resolvê-lo. Sob essa perspectiva, é evidente que a deficiência de habitação é um tema silenciado, posto que a maior parte da sociedade brasileira não tem conhecimento do assunto, já que tais informações não são disseminadas pelos grandes meios comunicação. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, é crucial que haja resolução sobre a problemática. Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento Social, órgão do Poder Executivo federal, responsável por pautas sociais e de minorias, em parceria com a grande mídia, devem promover campanhas publicitárias sobre a importância de acabar com o déficit de habitação no Brasil. Ademais, tais campanhas devem ser disseminadas por meio das redes sociais do Ministério e dos grandes veículos midiáticos, a fim de informar e erradicar o revés social. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |