De acordo com a pirâmide de Maslow, a habitação está entre os elementos mais básicos necessários ao ser humano. Contudo, hodiernamente, o déficit de moradias é uma chaga que afeta diversos cantos do mundo e, inclusive, o Brasil. Conquanto possa parecer um problema de nações mais pobres, o fato se deve ao capitalismo, bem como à a ausência de controle estatal para o fim de se assegurar aos cidadãos esse direito constitucional básico. (Formulou a tese)
Em primeiro lugar, faz-se mister destacar que o déficit habitacional, conforme tese do historiador Ian Neves, estará presente onde quer que impere o sistema capitalista. A gentrificação e a especulação imobiliária são efeitos intrínsecos a este sistema econômico. Logo, países como o Brasil têm um elemento básico à dignidade do ser humano – a habitação – sequestrado para que sirva exclusivamente aos interesses do mercado e das poucas pessoas que o controlam.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a falta de intervenção dos estados na economia faz com que a utilização de imóveis por rentistas diminua a segurança habitacional. Para ilustrar, a Inglaterra passou por problemas de moradias populares na década de 80, quando governada por Margareth Tatcher, que, segundo os economistas, é um símbolo do neoliberalismo e da não interferência no mercado. Até hoje, a mazela da inflação imobiliária afeta os habitantes da ilha. (Melhore essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, para que o Brasil faça cumprir as garantias do artigo 6º da Constituição federal – dentre as quais a de moradia –, é imperiosa a apresentação, pelo deputado Guilherme Boulos, de projeto de lei ao congresso nacional. A norma a ser elaborada deve prever um limite de dois imóveis por pessoa em cada cidade do país, sendo um do tipo residencial e o outro de finalidade comercial. Como resultado, sem prejuízo da propriedade privada, haverá o fim da especulação imobiliária típica do capitalismo, já que investidores terão de aplicar suas finanças em ativos que não gerem prejuízos habitacionais no Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |