A obra cinematográfica "Cidade de Deus" apresenta o cotidiano de Buscapé, um garoto que vive na precariedade em um bairro do Rio de Janeiro e que, a partir de seu interesse pela fotografia, retrata a condição delicada dos moradores de sua comunidade. A partir dessa perspectiva, é possível observar que o déficit habitacional, assim como no filme, é uma realidade no contexto nacional, visto que muitas famílias se instalam em locais inadequados devido à carência de ambientes apropriados. Desse modo, é crucial analisar esse panorama lamentável, com ênfase na inefetividade do Estado, bem como o descaso de disparidade socioeconômica no Brasil. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, cabe frisar, a princípio, que a qualidade de moradia para a população depende, dentre outros fatores, de oportunidades que visam a dignidade humana, sendo função do governo suprir tal demanda. Nesse aspecto, convém apontar um dos objetivos propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no que se refere à habitação segura, o qual visa garantir o acesso a serviços básicos de moradia e inclusão global em residências. Essas metas visam o desenvolvimento sustentável (ODS), salientando a importância desse direito. Entretanto, paralelamente, são notáveis os desvios quanto a isso, uma vez que, diante do problema de habitação, presencia-se uma postura de remediar a situação por meio de políticas públicas, as quais nem sempre resultam positivamente. Desse modo, evidencia-se que a carência de soluções efetivas reverbera na continuidade do problema habitacional.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar que a intrínseca desigualdade social presente no país potencializa essa conjuntura. Dessa forma, convém realçar a visão do renomado geógrafo Milton Santos, o qual apontava a irregular distribuição populacional em território nacional, resultante do processo de urbanização, que culmina, posteriormente, na exclusão social. Nessa perspectiva, considerando que, segundo o portal R7, são mais de 23 milhões de pessoas residindo de forma irregular na região sudeste, considerada a mais desenvolvida em termos socioeconômicos, constata-se que tal problema de habitação não é exclusivo de determinadas localidades ou de indicadores sociais específicos, mas advindo de um déficit de políticas públicas e programas sociais adequados a esse tipo de situação.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, é evidente a necessidade de mudanças nesse quadro. Por isso, cabe ao Poder Executivo, por meio do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), a implementação de programas que visem à melhoria da habitação, o que deve ocorrer com auxílio de parcerias com empresas do setor privado, por meio de subsídios. Tal medida envolve a concessão de auxílio para moradia, além de redistribuição de lugares sem uso para a criação de projetos de habitação popular. Outrossim, é crucial a adoção de projetos de replanejamento urbano, a fim de evitar o surgimento de moradias irregulares, visando também garantir a efetividade do suporte governamental aos que já foram afetados com o déficit habitacional. Assim, será possível atenuar tal descaso social, bem como evitar situações como a mostrada em "Cidade de Deus" e, finalmente, garantir moradias dignas a todos, como propõe a ONU. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |