O filme "Quem mora lá", retrata a luta de uma população em Recife que, (Sem vírgula) para sobreviver depende de moradias e, (Sem vírgula) que vivem em situação precária e insalubre. Ademais, no âmbito nacional existe questões relacionadas à a esta temática do déficit habitacional, como mencionado no documentário acima. Neste sentido, o país padece por falta de moradias, ou seja, um lar digno, razoável e em condições salutares básicas que proporcione o mínimo de segurança para o cidadão brasileiro. Paralelamente, há um contraste, isto é, muitos domicílios vagos, locais sem utilização por pessoas e famílias, logo, esta equação social necessita ser mitigada. (Melhore a contextualização)
(Melhore a estratégia coesiva) Vale ressaltar, (Sem vírgula) que o país sofre com o déficit habitacional (Esse fato já foi apresentado. Introduzindo assim, parece que se trata de um fato novo). Neste ínterim, parcela da população brasileira luta diariamente para manter ou conquistar um local básico de residência, que proporcione certa segurança, dignidade e conforto básicos desses cidadãos que, (Sem vírgula) legalmente lutam por uma moradia como "um teto" para sobreviver. Entretanto, a Constituição federal de 1988 prescreve o direito à moradia em seu artigo 6, porém na realidade ocorre de forma deficitária.
(Boa estratégia coesiva) No entanto, nessa análise contraditória no contexto habitacional brasileiro, existem muitas casas e apartamentos vagos, ou seja, não tem utilidade como moradia. Logo, vale salientar que segundo o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), contabilizam-se atualmente 11,4 milhões de domicílios vagos no país. Neste sentido, o Estado poderia equacionar essa problemática social de forma legalista, justa e respeitando o direito de propriedade, isenta de ideologias políticas e sociais, combatendo qualquer forma de invasão. (Reelabore essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, para mitigar o déficit habitacional no país, é necessária uma ação efetiva do âmbito estatal por meio de recursos públicos, programas de habitação solidária e o uso de tecnologias na construção de casas, contudo, em conjuntura com o Poder Público, entidades do Terceiro Setor e a Iniciativa Privada. Neste contexto, é importante para minimizar a problemática habitacional, promovendo a vida digna, a assistência social e o direito à moradia, vale citar o filme "Quem mora lá", ou em qualquer lugar do Brasil, a quem realmente necessita, conquistar o direito à habitação básica. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 40 | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 40 | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
Nota final | 200 | A redação apresenta falhas graves, tanto em relação ao tema proposto quanto à estruturação do texto. É necessário revisar conceitos básicos e buscar orientação para melhorar. |