A Carta Constitucional garante moradia aos cidadãos brasileiros, porém, a realidade não concerne com essa promessa. O déficit habitacional prossegue sendo um dos problemas sociais não resolvidos no Brasil, tendo como consequência pessoas habitando locais precários e vivendo em situação de rua. (Formule a tese)
Em primeiro plano, é preciso enfatizar que há, no Brasil, uma grande valorização do meio urbano, arrastando muitos brasileiros a optar por locais inóspitos para viver, devido à elevação do preço de imóveis. Nesse sentido, é possível referenciar o pensamento do filósofo alemão, Karl Marx, onde ele acreditava que o Estado fornecia prioridade à burguesia, causando a marginalização social dos pobres. Dessa forma, é notório que, em situação análoga, o Brasil, ao enaltecer o estilo de vida urbano, acaba por desamparar a população pobre, causando um maior número de brasileiros carentes de moradia (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, é fundamental políticas públicas que priorizem aqueles privados de habitação adequada.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é igualmente preciso apontar a invisibilidade para com a população em situação de rua, (Sem vírgula) como outro fator que aumenta o déficit habitacional. Para entender tal apontamento, é justo analisar a frase do médico grego, Hipócrates: “Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe.” Nesse contexto, de forma sintetizada, no Brasil, é comum ignorar moradores de rua, resultado do preconceito e suposições sobre a índole desse coletivo, tal ignorância influencia diretamente na estagnação dessa problemática (Reelabore essa ideia). (Truncamento) Visto que, quanto menos se sabe sobre um problema, mais difícil é para resolvê-lo. Em vista disso, é urgente a criação de projetos que realoquem esse grupo social com seguridade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para diminuir o déficit habitacional, cabe ao Estado, junto do Ministério da Família, investir em políticas públicas, no qual o subsídio seria usado para construir prédios habitacionais em locais até então inadequados. O projeto garantiria, desde o início, emprego e habitação em uma área que foi uma vez precária. Dessa forma, a sociedade brasileira poderá desfrutar do direito de possuir um lar seguro, no qual deveria ser assegurado ao cidadão brasileiro, de acordo com a Carta Constitucional. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |