Ao decorrer dos anos, a população brasileira tem enfrentado cada vez mais dificuldades para adquirir um lar adequado. Na Constituição de 2000 1988, o acesso á um lar digno e seguro é um direito do cidadão brasileiro. Todavia, com o desafio diário de sobreviver com um salário mínimo ou menos, esse déficit habitacional tem se tornado cada vez mais comum. (Formule a tese)
Nota-se que esse desafio está diretamente interligado ao preço abusivo dos aluguéis que, principalmente nas grandes capitais do território nacional, não condizem com a real renda dos brasileiros. No filme "Parasitas", observamos a luta diária da pobre família de Ki-Woo, que está desempregada e vive em um porão na capital de Seul, Coréia do Sul. Muitos brasileiros vivem nesta situação, com casas em locais de alto risco ou impróprios para se viver. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de segurança que um lar seguro proporciona também se reflete muito na saúde mental. Uma pesquisa feita por levantamentos nacionais de saúde, (Sem vírgula) mostra que a população nacional tem estado cada vez mais infeliz, visto que 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico de depressão. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, se evidencia que a questão de falta de moradia nacional exige medidas concretas contra o problema. É necessário uma intervenção de órgãos públicos (Vírgula) como a Justiça Federal (Vírgula) elabore elaborando projetos com a finalidade de atribuir moradias seguras para a pessoas que vivem em condições precárias, para uma nação mais saudável e feliz. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |