[Sem título] - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 11/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O livro "Cidadão de papel", de Gilberto Dimenstein, trata da violação de diversos direitos do cidadão garantidos constitucionalmente. Analogamente, a crítica do autor pode ser verificada no déficit habitacional, visto que domésticas são expostas a situações de alto risco. Nesse sentido, cabe analisar a negligência do direito à moradia e silenciamento do descaso, enquanto pilares da problemática. (Muito bem. Formulou a tese)

(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário, é notório que a falta de fiscalizações é um fator determinante para persistência do problema. Segundo Djamilla Ribeiro, deve-se tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam propostas. Porém, há um silenciamento presente presente no tema, agravando os índices de tragédias, no que diz respeito ao deslizamentos de terra, e de vítimas com consequências sérias, como ansiedade e depressão. Assim, é urgente tirar o tema do silêncio. (Explore mais a discussão)

​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ineficácia legislativa influi fortemente na consolidação da problemática. Segundo o jornalista, (Sem vírgula) Ricardo Boechat, "a política deve ser entendida pra merecer esse nome, como uma ação cuja abrangência alcance todos os indivíduos". De fato, entretanto, tal ineficácia é nítida no déficit habitacional, persiste em função da lacuna de fiscalizações e da base legal. Desse modo, a base legal deve ser fortalecida para que o impasse seja resolvido.

​​​​(Boa estratégia coesiva) Portando, faz-se necessária uma intervenção pontual. É preciso que o Ministério da cidadania, (Sem vírgula) promova uma campanha nacional, (Sem vírgula) acerca de vídeos informativos sobre o déficit e de formas de combatê-la. (Truncamento) Com a finalidade de reverter o silenciamento presente no tema. Tal ação deve ser transmitida em televisão aberta e nas redes sociais do governo. Paralelamente, urge intervir sobre a ineficácia legislativa. Dessa forma, a dignidade humana poderá sair e se tornar realidade. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200