Desigualdade Habitacional - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 11/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A obra literária "O cortiço", produzida por Aluísio de Azevedo, mostra as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens cariocas, que cresciam demasiadamente no final do século XIX. Contudo, apesar de algumas atitudes terem sido tomadas pelo governo (Vírgula) como a criação do programa "Minha casa, Minha vida", o déficit habitacional ainda é uma realidade. (Formule a tese)

É importante destacar, antes de tudo , que há um grande número de cidadãos em moradias precárias, segundo a Fundação Getúlio Vargas, no país , há um déficit de 7,7 milhões de residências, dado o qual reflete na busca por qualquer lugar que sirva de abrigo, não se preocupando com o saneamento básico e se tornando propensos a doenças provenientes da insalubridade, impactando a saúde dos residentes. (Parágrafo frasal)

​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso , nota-se a omissão do poder público em questão de cumprimento das leis. Isso porque, embora a Constituição de 88 garanta o direito a moradias dignas, o Estado impede a efetivação de muitas conquistas que constam nessa legislação. Não não é a toa que o problema afete 68% da sociedade brasileira, segundo o jornal "O Globo".

​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto , diante dos fatos supracitados, esse impasse é historicamente afetado pela sociedade e Estado. O Estado , por meio do ministério da justiça, deve implementar projetos de habitação que permitam acesso igualitário a moradia, por meio de construção de novos conjuntos habitacionais, fiscalização dos subsídios aplicados, afim  a fim de diminuir o déficit. Como dizia Martin Luther King: " A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar." (Faltou detalhamento)

Comentários do corretor


Explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!