Como acabar com o déficit habitacional no Brasil? - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 10/08/2023

Status:

Corrigida
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De acordo com uma pesquisa de 2019 da Fundação João Pinheiro, mais de 5,8 milhões de residências no Brasil apresentavam problemas. (Melhore a progressão de ideias) Déficit habitacional é um termo que expressa, geralmente de forma numérica, a quantidade de moradias em condições inabitáveis. Essa expressão infelizmente é a realidade de muitos brasileiros, vivendo nesse cenário por falta de amparo governamental e pela baixa remuneração mínima imposta no país dos poucos que conseguem um trabalho, situação que precisa urgentemente de saída. (Muito bem. Formulou a tese)

O desemprego influencia na dificuldade de ter e manter uma casa, enquanto a alta demanda por imóveis não ajuda. Em 2020, o Brasil alcançou aproximadamente 15% de taxa de desemprego, a maior desde a série de 2012, de acordo com o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística). Com um salário mínimo de aproximadamente R$1.000 e vagas empregatícias diminuindo, manter um teto acima da cabeça virou luxo e a manutenção dentro do lar também. (Explore de modo mais produtivo)

​​​​(Melhore a estratégia coesiva) A Constituição de 1988 assegura no artigo 6 uma moradia digna para os cidadãos, ou seja, não apenas qualquer lugar para morar como também um lugar cuja habitação humana seja possível e sem desafios. Programas sociais como “Minha Casa, Minha Vida” (Vírgula) criado no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009 (Vírgula)ou o “Casa Verde e Amarela” do Presidente Jair Bolsonaro em 2020 (Vírgula) parecem, à primeira vista, contribuir para a diminuição do déficit habitacional, porém, como financiar uma casa se os cidadãos diariamente escolhem entre salvar dinheiro para reformas imobiliárias ou comprar o pão do café da manhã?

​​​​(Melhore a estratégia coesiva) O salário do brasileiro deve ser ajustado quanto ao mercado pelo Poder Executivo de forma justa (Vírgula) considerando não só o suficiente para sobreviver, mas para se viver uma vida digna suficiente para poder ter uma moradia e mantê-la. Enquanto órgãos como PROCON e o Ministério Público deveriam assegurar o valor exorbitante dos cubículos em periferias vendidos à a preço de bairros nobres, ademais o último vigiando também as condições de habitação. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Explore a discussão com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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