De acordo com uma pesquisa de 2019 da Fundação João Pinheiro, mais de 5,8 milhões de residências no Brasil apresentavam problemas. (Melhore a progressão de ideias) Déficit habitacional é um termo que expressa, geralmente de forma numérica, a quantidade de moradias em condições inabitáveis. Essa expressão infelizmente é a realidade de muitos brasileiros, vivendo nesse cenário por falta de amparo governamental e pela baixa remuneração mínima imposta no país dos poucos que conseguem um trabalho, situação que precisa urgentemente de saída. (Muito bem. Formulou a tese)
O desemprego influencia na dificuldade de ter e manter uma casa, enquanto a alta demanda por imóveis não ajuda. Em 2020, o Brasil alcançou aproximadamente 15% de taxa de desemprego, a maior desde a série de 2012, de acordo com o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística). Com um salário mínimo de aproximadamente R$1.000 e vagas empregatícias diminuindo, manter um teto acima da cabeça virou luxo e a manutenção dentro do lar também. (Explore de modo mais produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) A Constituição de 1988 assegura no artigo 6 uma moradia digna para os cidadãos, ou seja, não apenas qualquer lugar para morar como também um lugar cuja habitação humana seja possível e sem desafios. Programas sociais como “Minha Casa, Minha Vida” (Vírgula) criado no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009 (Vírgula)ou o “Casa Verde e Amarela” do Presidente Jair Bolsonaro em 2020 (Vírgula) parecem, à primeira vista, contribuir para a diminuição do déficit habitacional, porém, como financiar uma casa se os cidadãos diariamente escolhem entre salvar dinheiro para reformas imobiliárias ou comprar o pão do café da manhã?
(Melhore a estratégia coesiva) O salário do brasileiro deve ser ajustado quanto ao mercado pelo Poder Executivo de forma justa (Vírgula) considerando não só o suficiente para sobreviver, mas para se viver uma vida digna suficiente para poder ter uma moradia e mantê-la. Enquanto órgãos como PROCON e o Ministério Público deveriam assegurar o valor exorbitante dos cubículos em periferias vendidos à a preço de bairros nobres, ademais o último vigiando também as condições de habitação. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore a discussão com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |