O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema ''Ordem e Progresso, não só para a Bandeira Nacional brasileira, mas também para a nação que, na atualidade, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Infelizmente, dentre eles há o déficit habitacional, representando uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à má distribuição de renda. (Formulou a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a inoperância estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, segundo o econosmista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes do governo, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia as suas responsabilidades, como investir na infraestrutura das cidades. Em decorrência dessa indiligência do poder público, cria-se um ambiente propício para que diversas moradias se encontrem desprovidas da distribuição de água, rede de esgoto, energia elétrica, pavimentação, entre outros. Assim, a saúde da população é impactada diretamente, poia pois o acesso à água, higiene e saneamento básico são fatores essenciais no controle de algumas doenças. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é fundamental apontar a desigualdade econômica como impulssionadora do aumento na quantidade de famílias que vivem em condições precárias de moradia. Sob esse viés, de acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (Vírgula) de 2022, o coeficiente de Gini do Brasil é de 0,489, indicando uma grande desigualdade de renda. Nesse âmbito, a pobreza contribui para a escassez de moradias dignas, pois os cidadãos que carecem de recursos financeiros acabam residindo em locais que não tenham muitos custo financeiros, os quais geralmente estão em áreas de risco, afastados de escolas e postos de saúde ou contam com pouca segurança e policiamento. Consequentemente, a educação, a saúde e o bem-estar da população seram serão gravemente prejudicados. Tal cenário infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo junto ao Ministério da Cidadania, por intermédio de verbas públicas, investimenta invistam na infraestrutura das cidades e realize a construção de novas unidades habitacionais. Tais medidas teram terão o intuito de promover o acesso da população à a moradias em condições adequadas .Dessa forma, estas pessoas podem podem viver com dignidade, saúde e autoestima, essenciais para seu crescimento como cidadãos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |