O déficit habitacional no Brasil é uma realidade gritante, famílias com mais de três crianças vivendo em locais inapropriados, casas improvisadas e que não estão aptas para serem consideradas um lar. Um problema social, político e mostra a ineficiência do salário minímo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Antes de encontrar uma solução, é necessário entender o que causa este déficit habitacional, aonde ele começou? Por que cresce a cada ano? Olhando os projetos como "Minha Casa Minha Vida", criado criada pelo governo federal do Brasil, é um exemplo de ineficiência, pois não se trata apenas das condições de moradia, mas da alimentação, vestes e entre outros fatores que impedem também que estas famílias possam estudar, sendo obrigadas a sobreviver (Reelabore essa discussão). Com o olhar da saúde, ambientes com esgoto exposto, terrenos públicos abandonados, a proliferação de mosquito da dengue como exemplo de risco público para uma comunidade ou grupo que vive em casas que não deveriam ser chamados de lar, por conta também da desigualdade e divisão financeira no país. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) O equilíbrio político na educação, saúde e financeiro do país é o primeiro passo, (Sem vírgula) para mudar a realidade de tantos brasileiros que lutam para viver, e precisam de um lugar para se proteger (Ponto final) É preciso um olhar sensível para está desigualdade que existe no Brasil, aplicando ações que visam cuidar das áreas básicas da vida de um indivíduo. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões de modo produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |