Déficit habitacional no Brasil - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 10/08/2023

Status:

Corrigida
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O déficit habitacional no Brasil é uma realidade gritante, famílias com mais de três crianças vivendo em locais inapropriados, casas improvisadas e que não estão aptas para serem consideradas um lar. Um problema social, político e mostra a ineficiência do salário minímo. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Antes de encontrar uma solução, é necessário entender o que causa este déficit habitacional, aonde ele começou? Por que cresce a cada ano? Olhando os projetos como "Minha Casa Minha Vida", criado criada pelo governo federal do Brasil, é um exemplo de ineficiência, pois não se trata apenas das condições de moradia, mas da alimentação, vestes e entre outros fatores que impedem também que estas famílias possam estudar, sendo obrigadas a sobreviver (Reelabore essa discussão). Com o olhar da saúde, ambientes com esgoto exposto, terrenos públicos abandonados, a proliferação de mosquito da dengue como exemplo de risco público para uma comunidade ou grupo que vive em casas que não deveriam ser chamados de lar, por conta também da desigualdade e divisão financeira no país. (Reestruture)

​​​​(Melhore a estratégia coesiva) O equilíbrio político na educação, saúde e financeiro do país é o primeiro passo, (Sem vírgula) para mudar a realidade de tantos brasileiros que lutam para viver, e precisam de um lugar para se proteger (Ponto final) É preciso um olhar sensível para está desigualdade que existe no Brasil, aplicando ações que visam cuidar das áreas básicas da vida de um indivíduo. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore as discussões de modo produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200