A Constituição brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 6°, o direito à moradia como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o déficit habitacional que tem como alicerces a falta de ação do poder governamental e o elevado preço dos imóveis e dos aluguéis, dificultando desse modo a universalização desse direito. (Formulou a tese)
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o impasse, o qual é notório que a base da problemática é a falta de políticas públicas, que segundo o contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a moradia adequada que infelizmente não é uma realidade para todos no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais é fundamental apontar o elevado preço dos imóveis e aluguéis que fazem milhões de brasileiros não terem casa própria e aceitarem uma vivência em uma localidade precária por não terem uma condição financeira suficiente para suprir esses preços, e mesmo se conseguirem acabam não tendo as melhores experiências, pois segundo o G1 Brasília, pela fundação João Pinheiro: o déficit habitacional do Brasil em 2019, (Sem vírgula) cresceu e chegou a 5,876 milhões de moradia, incluindo domicílios precários em coabitação e os com elevado preço de aluguel.
(Boa estratégia coesiva) Deprende-se portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o poder governamental (Vírgula) por meio de políticas públicas como o aprimoramento de programas como o MCMV (Desenvolva a sigla) e o CVA (Desenvolva a sigla), fornecendo cada vez mais oportunidades para as pessoas de baixa renda, afim a fim de terem condições de terem a casa própria (Aqui ficou parecendo que você ia apresentar a ação, mas não apresentou). Paralelamente é imperativo a ação do Poder Judiciário que deve fornecer a moradia com aluguel com subsídio direitos, aumentando a qualidade desses domicílios, assim o "contrato social" de More será uma realidade.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |