A Constituição federal brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, diz (Vírgula) em seu artigo 6°, o direito à moradia como essencial a todo cidadão brasileiro. No entanto, esse direito não é realidade à para uma parcela da população, pois quando se observa a falta de moradia àqueles que se encontram nas classes sociais de vulnerabilidade, deixando claro a falta de compromisso com esses cidadãos, tornando assim difícil a universalização desse direito social tão importante. Diante desses fatos, é importante a análise que favorece esse cenário. (Formule a tese)
Em uma primeira observação, deve-se salientar o retrocesso das políticas governamentais no governo passado do ex-presidente Jair Bolsonaro para combater o déficit habitacional no país. (Truncamento) Onde segundo o Site Infomoney, mais de 200 mil casas do “Programa Minha Casa Minha Vida”, (Sem vírgula) foram paralisadas por falta de investimento do governo Bolsonaro. O que infelizmente contribuiu para o aumento do problema no Brasil. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, e fundamental apontar a corrupção no Brasil como principal impulsionador para o défice habitacional no país. A ineficácia dos repasses do Programa Minha Casa Minha Vida, que se tornou objeto de barganha por parte de alguns políticos, onde nem sempre quem necessita de moradia é comtemplado pelo benefício. Desta forma, é inaceitável que esse cenário continue. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário combater esses obstáculos, criando políticas voltadas ao fortalecimento dos programas já existentes, e combatendo firmemente a corrupção. (Truncamento) Criando mecanismo de controle social sem vínculo com governos e partidos políticos, fiscalizando, se os recursos estão chegando realmente a quem precisa, para que deixe de ser objeto de barganha na mão de políticos mal intencionados que se beneficiam das mazelas dos mais vulneráveis. Somente assim a sociedade se tornará mais justa, e o Estado desempenhará seu papel de zelar pelo bem-estar de todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |