A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, garante o direito à moradia como inerente a todos os cidadãos brasileiros. No entanto, tal prerrogativa não tem se reverberado na prática quando se observa a problemática do déficit habitacional no Brasil. Dificultando, desse modo, a universalização desse direito tão importante. Por isso, faz-se importante discorrer acerca desta situação. (Formule a tese)
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de novas medidas governamentais para combater o déficit habitacional no Brasil. (Truncamento) Visto que (Vírgula) na atualidade do país, há um crescimento de pessoas vivendo em condições precárias, e muitas não possuem moradia (Apresente dados). Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir o direito de moradia a todos, o que é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a falta de novas políticas públicas e elevados preços dos imóveis e dos aluguéis como um dos impulsionadores do déficit habitacional no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela fundação João Pinheiro, quase 30 milhões em pessoas no país estão vivendo em condições precárias ou sem moradia. Porém, os números não batem, pois ao mesmo tempo que têm muitas pessoas sem lugar para morar, existem milhões de imóveis desocupados nas grandes cidades. Diante de tal exposto, é inadmissível que essa situação continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ter tomadas para combater essa problemática. Para isso, o governo, por meio de políticas públicas (Vírgula) deve promover maiores investimentos na qualidade de muitas moradias, que são tão precárias, e também o auxílio no custo de aluguéis para a população mais carente, para que possam se estabilizar, e conseguir de fato comprar um imóvel para si. (Truncamento) E assim, o Estado estará cumprindo com o seu "contrato social", tal como afirma John Locke. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |