A Série Maid, do "streaming" Netflix, relata a história de Alex ao sair de casa por sofrer violência doméstica e que por falta de emprego não encontra um novo lar, passando noites em uma estação de balsa até encontrar um abrigo que pudesse morar temporariamente. Em paralelo à ficção, vê-se que parte da população brasileira sofre em situações semelhantes e assim aumentam o índice do déficit habitacional, o qual cresce por falta de políticas públicas e transformações sociais. Dessa forma, pode-se afirmar que o desemprego e a invisibilidade social agravam essa situação supracitada. (Muito bem. Formulou a tese)
Nessa perspectiva, percebe-se que o maior índice de desemprego agrava, consequentemente, o déficit habitacional. A Constituição federal de 1988 assegura aos cidadãos o direito ao trabalho e à moradia com condições para abrigo e segurança, no entanto, é visto que a teoria não é espelhada pela realidade, pois segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há, em 2023, cerca de nove milhões de pessoas desempregadas no Brasil, e em sua maioria sem capital que garanta uma moradia digna, resultando no aumento do número de moradores de rua no país, que de acordo com a Agência Brasil sofreu um aumento de 38% em 2022.
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo o sociólogo Thomas Marshall, minorias são identificadas por indivíduos que constantemente têm seus direitos negligenciados. Dessa forma, ainda que haja tentativas falhas do Estado em humanizar o tratamento direcionado aos moradores de rua (Melhore a apresentação dessa discussão), estes ainda levam o peso da indiferença da sociedade consigo. Recentemente, a Prefeitura de Campinas construiu casas com cerca de 15m² - sendo apenas um cômodo e um banheiro - para abrigar uma média de quatro pessoas por residência, mesmo que a Organização das Nações Unidas (ONU), (Sem vírgula) considere uma moradia digna aquela que contém pelo menos uma cozinha, um cômodo e um banheiro, tornando o feito pela Prefeitura de Campinas negligente quanto a cumprir o direito dos indivíduos. Além disso, a Fundação João Pinheiro pontuou que o déficit habitacional supera 6 milhões de domicílios, sendo que o número de residências vazias é duas vezes maior, desconsiderando imóveis públicos abandonados, lugares estes que podem se tornar moradia direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável a adoção de medidas que solucionem o problema. Cabe ao Estado junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social investirem em programas habitacionais referente à a indivíduos em situação vulnerável, além de adaptar prédios públicos abandonados revertendo-os para moradia, a fim de abrigar e cumprir com o dever previsto na Constituição e proporcionando moradia digna aos cidadãos. Assim como deve-se promover ações junto às ONG's ONGs (Desenvolva a sigla), ofertando vagas de emprego voltado aos indivíduos vulneráveis para que estes tenham condições de se manter em vida digna. Dessa forma, o déficit habitacional será cessado.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 0 | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 560 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |