No Rio de Janeiro, na época em que ocorreu a revolta da vacina, o prefeito da cidade, para diminuir a proliferação de doenças, decidiu que seria necessária uma reforma na cidade, fazendo com que os habitantes precisassem sair de suas casas e migrassem para outros locais, em busca de moradia, ocasionando assim, (Sem vírgula) em aglomerações nos morros da cidade, o que levou à formação das primeiras favelas no Brasil, locais onde o déficit habitacional é evidente. (Formule a tese)
Pesquisas apontam que a cada 100 moradias, 13 estão sem habitação, um número que vem crescendo conforme o tempo passa. Pode-se observar que a disponibilidade de moradias não é tão pequena, porém não há quem as habite, boa parte das famílias brasileiras não têm condições financeiras de pagar um aluguel ou de se mudarem para melhores condições, fazendo assim com que permaneçam em suas moradias em estado precário. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) A oferta de moradias no mercado, disponíveis, é bastante alta, impossibilitando que pessoas de baixa renda, tenham uma disponibilidade de pagarem por elas (Melhore a apresentação dessa discussão). É evidente o déficit habitacional no Brasil, pois muitas famílias nem mesmo têm suas moradias próprias, tendo de viver pagando aluguel. Alguns indivíduos têm sido privilegiados e agraciados com o projeto "Minha Casa Minha Vida" que já beneficiou diversas famílias, possibilitando uma habitação digna a muitos, porém ainda existem muitos necessitados.
(Boa estratégia coesiva) Mediante esta situação é preciso serem tomadas medidas, (Sem vírgula) que intervenham no déficit habitacional. Cabe o governo federal, através da ampliação do "Minha Casa Minha Vida", providenciar moradias dignas para as famílias em estado de vulnerabilidade. É também papel do governo estadual, (Sem vírgula) dar assistência a todos que têm vivido em habitações precárias, contribuindo com a integridade e paz das famílias brasileiras. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |