A diretora Eliana Caffé retrata, em seu filme de ficção documental "Era o Hotel Cambridge", a história de refugiados sem moradia, brasileiros e estrangeiros, que passam a ocupar um edifício abandonado no centro da cidade de São Paulo. Paralelamente, no Brasil atual, há uma problemática relevante relacionada à falta de moradia. Com efeito, atuam como desafios para a resolução desse problema social a desigualdade social e a ausência de políticas públicas abrangentes que priorizam o direito à moradia. (Formulou a tese)
Inquestionavelmente, o Brasil permanece um dos países com maior desigualdade social e de renda do mundo. Conforme reportado pelas últimas edições do relatório sobre riqueza global feito pelo banco Credit Suisse, enquanto outros países latino-americanos, como o México e o Chile, conseguiram reduzir a concentração de renda ao longo dos últimos vinte anos, ela cresceu no Brasil no mesmo período. Sob esse viés, é inegável que a falta de habitação digna para inúmeros cidadãos brasileiros está intimamente ligada à a uma política que sempre esteve voltada para os mais ricos, deixando de lado os menos favorecidos. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Todavia, há de se enfatizar que o direito à moradia encontra-se consagrado na Constituição federal, em seu artigo 6º, tendo sido reconhecido e implantado como pressuposto para a dignidade da pessoa humana desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Apesar disso, a implementação deste direito pelos agentes públicos ainda é um grande desafio. No âmbito jurídico, não são incomuns sentenças que resguardam o direito à propriedade privada, em desfavor do direito à habitação do cidadão, tal como a decisão judicial que determinou a desocupação do Hotel Cambridge em meados de 2011 (Melhore a apresentação dessa discussão).
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, a Secretaria Nacional de Habitação — órgão responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação — deve promover a universalização do acesso à moradia, por meio da criação de um programa de desapropriação de imóveis particulares vazios, mediante justa e prévia indenização. Dessa forma, a propriedade cumprirá sua função social, deixando de ser um direito absoluto, passando a sofrer restrições para que seu uso favoreça a comunidade na qual se insere. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |