Durante o século XIX, a população brasileira vivenciou o início do período republicano, nesse momento, no Rio de Janeiro, ocorreria propostas estatais visando o embelezamento da capital, o que ocasionaria a marginalização da população moradora de cortiços. Diante do episódio histórico mencionado, evidencia-se o descaso governamental para com a população vulnerável, essa que se encontra no centro da discussão a cerca do déficit habitacional brasileiro, tema que diz respeito as más condições e a ausência de moradias para o povo. Nesse viés, é necessário entender quais são as causas e consequências do problema em pauta. (Formule a tese com mais clareza)
Em primeira análise, a questão econômica reside como causa principal do déficit habitacional brasileiro. Esse problema se aproxima do episódio decorrido durante a Primeira e Segunda Revolução Industrial, a qual o êxodo rural catalisou os problemas urbanos das cidades europeias, a exemplo da ausência de moradas dignas a população baixa renda, assim como no contexto brasileiro, ao qual apresenta a desigualdade econômica como fator causa, visto que dificulta a obtenção de residências apropriadas a vivência do indivíduo (Explore essa discussão com mais produtividade). Dessa forma, enquanto nada for feito quanta a influência econômica do problema não haverá resolução.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, como consequência desse problema de moradia cabe mencionar exposição social da parcela vítima. Tal situação coloca em pauta o descumprimento do direito à moradia garantido pelo Artigo 6° da Constituição, visto que uma parcela significativa do povo brasileiro se encontra em situação de vulnerabilidade diante da falta de recursos públicos que atendam a necessidade da oferta de moradas adequadas. Dessa maneira, observa-se que esse impasse gera consequência para a população brasileira. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a necessidade de uma postura ativa do Estado em investir em programas sociais voltados para a construção e restauração das residências, tal como é dever da sociedade adotar uma posição mais ousada em reivindicar o cumprimento do direito à moradia, por meio de manifestações pacíficas, a fim de garantir a aplicação verídica da lei, buscando a resolução. Assim, a população brasileira alcançará verdadeiramente o direito social à moradia. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |