As implicações de habitações precárias para as comunidades e para os brasileiros. - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 05/08/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o artigo 5° da Constituição federal, todos os indivíduos são iguais perante a lei, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Um dos direitos previstos no mesmo, (Sem vírgula) dizem respeito a posse da propriedade, em que todos os cidadãos deveriam possuir uma residência digna para a moradia, fato que não ocorre entre grande parte dos indivíduos, que não possuem opção a não ser viver em moradias inóspitas, não tendo, muitas vezes, redes de esgoto ou coleta de lixo. (Formule a tese)

Tal fenômeno não ocorre apenas na atualidade, existindo sempre que há diferenças de riquezas e privilégios entre a população. Exemplificando, com a modernização do Rio de Janeiro, realizado durante o governo de Rodrigo Alves com o intuito de “embelezar” a capital, a classe pobre e trabalhadora instalada na região central foi expulsa e marginalizada pela classe dominante, resultando na migração desses indivíduos para os morros e encostas, originando assim as primeiras favelas, lugares onde as comunidades levam vidas de difícil sobrevivência, sem segurança ou assistência por parte do governo.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Frequentemente, podemos ver habitações situadas cada vez mais perto de morros, rios e encostas, devido à falta de dinheiro para possuir um terreno digno, por exemplo. Assim, durante a época chuvosa, a destruição acarretada por enchentes e deslizamentos é ainda maior, resultando em devastação, desaparecidos, desabrigados, além da perda de incontáveis vidas.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) É importante ressaltar que, apesar de serem muito perigosos, tais problemas não são os únicos gerados a partir da construção precária de moradias. Assim, com as péssimas condições sanitárias presentes nas habitações, o aumento de doenças transmitidas por água contaminada e esgoto a céu aberto, como a febre amarela, propagada pelo mosquito Aedes aegypti, aumentam exponencialmente, podendo causar surtos e epidemias entre a população, além de problemas para o atendimento de doentes e para a saúde pública da região.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Para sanar ou diminuir o problema dessas habitações e de seus habitantes no Brasil, é necessário que haja grande apoio por parte dos governos, sejam eles municipal, estatal ou federal, a fim de proporcionar leis que tornem os alugueis e vendas de casas e apartamentos com preços mais acessíveis para a população mais pobre, além de ampliar o programa “Minha Casa, Minha Vida”, para que mais pessoas tenham a oportunidade de possuir uma casa própria.

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Ademais, é necessário o investimento em ONGs (Desenvolva a sigla) para dar assistência e abrigo às pessoas em situação de rua ou em habitações precárias, construindo casas de acolhimento, fazendo o uso de prédios e construções abandonadas por meio de doações de privados, além de programas para conquistar maior independência financeira. Assim, com o seguimento de tais medidas, os brasileiros finalmente poderão conquistar a tão sonhada casa própria e viver de maneira honrada.

Comentários do corretor


Lembr-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Explore as ideias de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200