déficit habitacional - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 04/08/2023

Status:

Corrigida
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Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e respeito. No enquanto, tal permissão não é verificada na sociedade brasileira, uma vez que existe pessoas em situação de rua que vivem em ambientes precários. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da desigualdade social e a falta de políticas públicas. (Formulou a tese)

Nesse cenário, primeiramente, percebe-se que há ausências de medidas da administração pública. Para Djamila Ribeiros, afirma que é preciso tirar uma situação da inviabilidade para as soluções serem promovidas. Porém, não há recursos suficientes para ajudar famílias pobres se abrigarem (Essa discussão precisa ser mais explorada). Assim, urge tirar quadro da inviabilidade para atuar sobre ele.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, nem todos os cidadãos conseguem as mesmas condições e oportunidades perante a esta sociedade desigual. De acordo com Ariano Suassuna, existe uma injustiça secular de dividir o Brasil em dois países distintos, o dos privilegiados e dos ´´despossuídos``. Nesse contexto, fica visível que os despossuídos fazem parte daqueles que possuem baixa com pouco acesso, enquanto os privilegiados são isentos das dificuldades. (Explore de modo mais produtivo)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível agir a respeito da déficit habitacional no Brasil. Para isso, cabe ao poder público desenvolver projetos para oferecer moradia para pessoas de baixa ou de média renda para garantir os direitos mínimo do povo. Tal ação pode ainda contar com o surgimento de ONGs (Desenvolva a sigla) com aulas gratuitas para estimular que essas pessoas sejam inseridas a trabalhos melhores. Assim, haverá menos desabrigados e com chances de melhorar a qualidade de vida. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200