Segundo Nelson Mandela (Vírgula) “Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumanizá-lo". Seguindo nessa linha de raciocínio, temos que compreender que o direito à moradia é essencial para a população. Porém esse direito a moradia, além de ser precário, ele é violado, e por isso identificamos os vários problemas que o Brasil vive de desastres naturais, sendo que esses ocorrem ao longo dos anos, tanto com a falta de moradias para a população mais carente, como a grande parte dela que vive em situação de risco, trazendo muitos acidentes todos os anos e tendo um custo muito alto para a população e para o Estado que tem arcar com grandes custos que se tem com a destruição desses desastres. (Melhore a contextualização. Delimite as discussões iniciais)
A Constituição de 1988 (Vírgula) asseguradora dos direitos, diz em seu sexto artigo que é dever do Estado promover programas de construção de moradias e de melhorias habitacionais para a população. E por se ter esse direito negligenciado pelo Estado, e por parte da população. (Truncamento) Parte da população é prejudicada seja pela falta de investimento a esse direito ou pela burocracia (Paralelismo), identificamos inúmeras propriedades inutilizadas, e paralisadas, sendo essas de difícil acesso para serem utilizadas pelo Estado, forçando as pessoas carentes e com menos recursos a irem para lugares de riscos e sendo esses precários. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais muitos desastres naturais acontecem pelo nosso país e grande parte deles são causados pelas chuvas, trazendo deslizamentos, e enchentes. Consequentemente muitos desses desastres ocorrem em áreas de risco, gerando muitos custos pela destruição que causam, e muitas vezes trazendo mortes e feridos. E por se ter um grande número de moradias que vivem nesse contexto, tem-se um grande gasto do Estado e da sociedade com a destruição dessas moradias. Soluções são necessárias para resolver este problema. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim é necessário que o Estado-garantidor dos direitos- amplie suas leis e programas para se combater a falta de moradias para a população mais carente, e as que vivem em lugares de risco. Tendo em vista a criação de moradias, sendo evitado lugares de risco. E assim evitando mortes, e feridos em desastres naturais (Vírgula) garantindo para essa população lugares melhores de habitação.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 360 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |