Violação do déficit habitacional, e consequências. - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 04/08/2023

Status:

Corrigida
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Segundo Nelson Mandela (Vírgula) “Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumanizá-lo". Seguindo nessa linha de raciocínio, temos que compreender que o direito à moradia é essencial para a população. Porém esse direito a moradia, além de ser precário, ele é violado, e por isso identificamos os vários problemas que o Brasil vive de desastres naturais, sendo que esses ocorrem ao longo dos anos, tanto com a falta de moradias para a população mais carente, como a grande parte dela que vive em situação de risco, trazendo muitos acidentes todos os anos e tendo um custo muito alto para a população e para o Estado que tem arcar com grandes custos que se tem com a destruição desses desastres. (Melhore a contextualização. Delimite as discussões iniciais)

A Constituição de 1988 (Vírgula) asseguradora dos direitos, diz em seu sexto artigo que é dever do Estado promover programas de construção de moradias e de melhorias habitacionais para a população. E por se ter esse direito negligenciado pelo Estado, e por parte da população. (Truncamento) Parte da população é prejudicada seja pela falta de investimento a esse direito ou pela burocracia (Paralelismo), identificamos inúmeras propriedades inutilizadas, e paralisadas, sendo essas de difícil acesso para serem utilizadas pelo Estado, forçando as pessoas carentes e com menos recursos a irem para lugares de riscos e sendo esses precários. (Abordagem limitada)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais muitos desastres naturais acontecem pelo nosso país e grande parte deles são causados pelas chuvas, trazendo deslizamentos, e enchentes. Consequentemente muitos desses desastres ocorrem em áreas de risco, gerando muitos custos pela destruição que causam, e muitas vezes trazendo mortes e feridos. E por se ter um grande número de moradias que vivem nesse contexto, tem-se um grande gasto do Estado e da sociedade com a destruição dessas moradias. Soluções são necessárias para resolver este problema. (Reestruture essa discussão) 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim é necessário que o Estado-garantidor dos direitos- amplie suas leis e programas para se combater a falta de moradias para a população mais carente, e as que vivem em lugares de risco. Tendo em vista a criação de moradias, sendo evitado lugares de risco. E assim evitando mortes, e feridos em desastres naturais (Vírgula) garantindo para essa população lugares melhores de habitação.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 360 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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