O geógrafo brasileiro Milton Santos (Vírgula) em seu texto "Cidadanias Mutiladas" (Vírgula) afirma que a democracia só é efetivada à medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. No entanto, ao observar o crescente déficit habitacional (Vírgula) certifica-se que a afirmação do geógrafo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, sendo necessário a análise desses fatores. (Formule a tese com clareza)
Com efeito, é nítido que a falta de uma eficaz reforma agrária repercute, sem dúvida, na persistente falta de moradia para uma parcela da população brasileira. De acordo com o Estatuto da Terra, fundado em 1964, toda terra deve cumprir a função social de bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias. Dessa forma, cabe ao Estado redistribuir terras desocupadas a fim de solucionar problemas habitacionais. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar a ausência de engajamento social como fator que corrobora a permanência da questão habitacional no Brasil. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa (Vírgula) ou seja, o diálogo constitui etapa fundamental no desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de debates a respeito do problema habitacional acaba por garantir sua permanência dentro da sociedade. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Estatuto da Terra deve garantir o acesso à terra por meio de políticas públicas de redistribuição de terras inoperantes a fim de atenuar a falta de habitações no país. Paralelamente, o Ministério da Cidadania deve informar a população acerca da questão habitacional por meio de campanhas publicitárias em grandes veículos midiáticos (Vírgula) a fim de mobilizar a população no combate ao problema. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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160
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Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 800
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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