A Questão Habitacional no Brasil - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 04/08/2023

Status:

Corrigida
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O geógrafo brasileiro Milton Santos (Vírgula) em seu texto "Cidadanias Mutiladas" (Vírgula) afirma que a democracia só é efetivada à medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. No entanto, ao observar o crescente déficit habitacional (Vírgula) certifica-se que a afirmação do geógrafo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, sendo necessário a análise desses fatores. (Formule a tese com clareza)

Com efeito, é nítido que a falta de uma eficaz reforma agrária repercute, sem dúvida, na persistente falta de moradia para uma parcela da população brasileira. De acordo com o Estatuto da Terra, fundado em 1964, toda terra deve cumprir a função social de bem-estar dos trabalhadores e de suas famílias. Dessa forma, cabe ao Estado redistribuir terras desocupadas a fim de solucionar problemas habitacionais. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar a ausência de engajamento social como fator que corrobora a permanência da questão habitacional no Brasil. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa (Vírgula) ou seja, o diálogo constitui etapa fundamental no desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de debates a respeito do problema habitacional acaba por garantir sua permanência dentro da sociedade. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Estatuto da Terra deve garantir o acesso à terra por meio de políticas públicas de redistribuição de terras inoperantes a fim de atenuar a falta de habitações no país. Paralelamente, o Ministério da Cidadania deve informar a população acerca da questão habitacional por meio de campanhas publicitárias em grandes veículos midiáticos (Vírgula) a fim de mobilizar a população no combate ao problema. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais a discussão. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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