Soluções governamentais para acabar com o déficit habitacional no Brasil - Banco de redações


Como acabar com o déficit habitacional no Brasil?

Enviada em: 04/08/2023

Status:

Corrigida
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Observando o cenário atual do Brasil, é evidente que o brasil  país sofre com problemas relacionados ao déficit habitacional, fato que afeta diariamente os brasileiros, deixando parte da população sem moradia digna. Isso se deve à falta de políticas públicas e ao atual momento de crise econômica, quadro que carece, assim, de soluções por parte do Estado. (Formulou a tese)

Observa-se que tal cenário é benéfico para o crescimento do déficit habitacional no Brasil. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022 (Vírgula) a cada 100 domicílios particulares brasileiros, 3 estão sem vagas. O número é o dobro do valor de 2010. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Segundo uma pesquisa realizada pela fundação João Pinheiro, apontou que mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentavam problemas próprios ao déficit habitacional. Dentre inúmeras, destaca-se o aumento excessivo dos custos com aluguel, locais em áreas de risco, quando uma região passa por uma grande valorização, a população carente que reside no local é forçada a migrar para áreas de alto risco e a desigualdade social. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que medidas urgentes sejam tomadas, (Justaposição)é preciso que o Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão responsável pelo controle de políticas públicas do meio urbano, faça melhorias em programas como Minha casa, minha vida, melhorias habitacionais (Melhore essa construção). Isso deve ser feito por meio de investimentos, com objetivo de reduzir o número de pessoas em situação de habitação inapropriada. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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