No início do século XX, o Prefeito Pereira Passos ordenou a demolições de cortiços no centro do Rio de Janeiro, o que causou às as formações de aglomerações subnormais em áreas que deveriam ser preservadas permanentemente — topos de morros, ao redor de lagoas, serras. Nesse contexto, as favelas cresceram de forma anômala e desordenada, uma vez que muitas famílias não têm acesso à saneamento básico e outros serviços públicos, dando origem para a segregação socioespacial. (Melhore a contextualização e formule a tese)
A princípio, é de tamanho descaso governamental que as populações mais pobres enfrentem dificuldades em serviços fundamentais para a manutenção humana — abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana. Nesse viés, a cineasta contemporânea, (Sem vírgula) Juliana Antunes retrata em seu longa-metragem (Vírgula) "Baronesa", a profunda desigualdade social e deficiência habitacional que indivíduos vivem no Brasil, tendo desafios que poderiam ser solucionados pelo poder público, (Justaposição) nesse sentido, a ficção fica próxima da realidade verde-amarela. Assim, essa conivência do Estado agrava ainda mais esse cenário.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é notório a ausência do Estado nessa camada social, tendo em vista a falta de creches, hospitais, escolas e outros serviços públicos, contrariando o Artigo 3° da Constituição federal que garante o desenvolvimento nacional, no entanto, é visível que a lei não é colocada em prática, (Melhore a apresentação dessa discussão) tendo como consequência a marginalização. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Logo, é necessário a presença do Estado em periferias, proporcionando maiores chances de desenvolvendo humano, como a implantação de serviços públicos oferecendo suporte adequado a toda população, a fim de gerar menor desigualdade social. É imprescindível, ainda, que Secretaria Nacional de Habitação do Ministério de Desenvolvimento Regional priorize à a criação de moradias populares para famílias em extrema pobreza, para que a partir disso consiga uma melhor estrutura e qualidade de vida para as próximas gerações. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de modo mais produtivo ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |