De acordo com a Constituição federal, o acesso à moradia é um direito de todo o cidadão. No entanto, infelizmente, na realidade brasileira, o benefício prometido pela norma constitucional está distante de se alcançar, tendo em vista que o déficit habitacional é uma problemática recorrente. Nesse contexto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar essa questão, a qual é motivado pela falta de políticas públicas e pela discrepância social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, é notório que o Poder Público não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos. Nesse sentido, a Constituição federal declara, no seu artigo 6, que a moradia é um direito de todo cidadão e deve ser assegurado pela intervenção do Estado. Entretanto, no Brasil hodierno, percebe-se que tal garantia é negligenciada na prática, pois o desenvolvimento urbano (Vírgula) atrelado com políticas sociais inadequadas, corroboram com a exclusão social aumentando a vulnerabilidade habitacional (Explore de modo mais produtivo). Assim, infelizmente, a lesiva inércia pública fortalece o aumento do problema no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fulcral dar ênfase à questão da discrepância social como um dos impulsionadores da perpetuação da adversidade existente na sociedade brasileira. Conforme Friedrich Nietzsche, a desigualdade dos direitos é a primeira condição para que haja direitos. Nesse contexto, os grupos mais vulneráveis socioeconomicamente sofrem por não terem capital suficiente para arcar com as despesas oriundas da especulação imobiliária e do alto preço dos alugueis. Sendo assim, é inadmissível que, em pleno século XXI, ainda haja desigualdade social que, além de submeter a população a condição desumana, priva as pessoas do básico, a exemplo da moradia.
(Boa estratégia coesiva) Para que adversidade seja minimizada, portanto, é necessária uma intervenção das autoridades competentes. Para isso, cabe ao governo federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, a elaboração e implementação de programas habitacionais, bem como o desenvolvimento de políticas de subsídio de alugueis. Nesse sentido, o intuito de tal proposta é a diminuição do déficit habitacional brasileiro, o que irá proporcionar, consequentemente, o acesso à moradia digna que é um dos principais direitos constitucionais. Desse modo, o conflito vivenciado será gradativamente erradicado no país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |