Segundo o sociólogo John Locke, o Estado surge para garantir, através das leis, os direitos naturais dos indivíduos, incluindo principalmente a moradia como inerente a todo cidadão. De maneira análoga, na realidade contemporânea brasileira se observa uma grande parcela da população sem acesso a esse direito, o que acaba por gerar déficit habitacional. Nesse viés, faz-se necessário analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam os setores governamentais e sociais. (Formulou a tese)
A priori, é valido pontuar que o setor estatal influencia diretamente na ausência de moraria no Brasil. O sociólogo Pierre Bourdieu, em sua obra "Habitus", diz que a sociedade possui padrões impostos, naturalizados e reproduzidos por gerações. De forma semelhante, o cenário brasileiro apresenta um histórico de divergências regionais, normalizado ao longo das décadas pela ausência de planejamento urbano e social gerado pela falta de impulsionamento do poder governamental. Logo, é inadmissível que a instabilidade habitacional perdure durante o século XXI. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que o poder social vigora na vulnerabilidade habitacional. De acordo com o geógrafo David Harvey, que diz “A gentrificação, construção de condomínios fechados e a ‘Disneyficação’ do espaço contra a falta de moradia bárbara, a falta de habitação a preços acessíveis e degradantes ambientes urbanos para a massa da população” (Melhore essa construção). Essa versão segrega as populações menos privilegiadas, promovida pela estrutura capitalista que reflete no espaço social. Esse cenário, (Sem vírgula) favorece a transgressão da moradia a todos e impulsiona o mercado aos que possuem poder monetário. Assim, essa conivência agrava ainda mais esse cenário.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater os impactos sociais pela inteligência artificial. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social – deve promover programas como “minha casa, minha vida” para favorecer as populações de baixa renda, tendo como objetivo oferecer à sociedade melhores oportunidades de assentamento. Por fim, cabe às Organizações Não Governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas, as transformações sociais possam proporcionar abrigo a todos, como prevê o contrato social proposto por John Locke. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |