Garantido pela Constituição federal de 1988, a moradia é um direito da população, e este, o Estado possui encargo, e tem como dever fiscalizar e gerenciar os problemas que estão relacionados com esse direito. É evidente que ainda haja precarização de moradias da população brasileira, considerando que é um problema (Use sinônimos) dificultoso de ser resolvido e afeta classes que são desvalorizadas. Portanto, o déficit habitacional é um índice utilizado para ressaltar as instáveis e inadequadas moradias em que muitas famílias residem no Brasil. (Formule a tese)
(Escolha inadequada do elemento coesivo) Sendo assim, um dos agentes causadores do déficit habitacional, (Sem vírgula) é o crescente número de cidadões cidadãoa brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência IBGE (Desenvolva a sigla), entre os anos de 2010 e 2022, a população cresceu cerca de 6,5%. Com esses dados, pode-se dizer que houve situações que contribuíram o alcance dessa margem de habitantes, ressaltando assim, (Sem vírgula) o crescimento vegetativo do qual resulta no número de natalidade maior que o de mortalidade. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, houve um aumento da migração para o Brasil, (Sem vírgula) devido a fatores externos que são resultados de guerras, pobreza e esperança de encontrar um lugar melhor para viver. Considerando dados do relatório "Refúgio em Números", em 2022 foram feitas cerca de 50.355 solicitações de refugiados para a entrada no país. Como consequência, a falta de recursos, de condições, oportunidades e a dificuldade de conquistar uma boa residência, (Sem vírgula) foram a causa da precarização de moradias. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) a precarização de moradias no Brasil não é uma escolha da população, mas sim uma consequência. Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por meio da criação do programa intitulado "Todos Merecem Um Lar", promoverá deve promover recursos para os habitantes que estão em situação precária, além de que, (Sem vírgula) escolas de toda parte do país poderão contribuir com campanhas. Por meio do Ministério da Educação, será feita uma conscientização que ajudará os estudantes a compreender melhor o déficit populacional e incentivá-los a usufruir da empatia, convivendo em sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |