O artigo 5º (Vírgula) da nossa Carta Magna, proporciona a toda todo o povo brasileiro, (Sem vírgula) um direito que é universal, a moradia, sendo um dos valores sociais da nossa democracia. A população brasileira de todas as classes sociais, principalmente as mais pobres, trás traz em seu conceito de vida desde a infância o sonho da casa própria. Sonho que tem se tornado distante a cada dia. Com a alta dos preços dos materiais de construção e a falta de incentivo dos nossos governantes, aumentando ainda mais o déficit habitacional no Brasil. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, a alta dos preços dos materiais de construção é um fator relevante para o déficit habitacional, recaindo sobre o preço dos imóveis e refletindo diretamente na população, que além de lidar com o "fantasma" da falta de renda (Vírgula) tem de lidar com os valores astronômicos de imóveis, com taxas de juros habitacionais exorbitantes e com o despreparo do mercado que não propicia a população mais carente meios eficazes para ter uma moradia adequada (Melhore a apresentação dessa discussão), que faça jus a dignidade humana
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, nossos governantes que (Vírgula) além de não criar políticas públicas efetivas para suprir a demanda habitacional. (Truncamento) Cria embaraços quando não proporciona políticas efetivas de cotas para minorias que estão mais propicias a sofrerem com a falta de habitação, como a população com deficiência de baixa renda que normalmente são mais propicias a sofrerem com o déficit habitacional (Melhore essa construção), por não terem renda o suficiente e por terem apenas o benefício previdenciário, benefício este que é suficiente apenas para suas necessidades básicas, não suportando o encargo de dar uma entrada que vária de vinte a cinquenta porcento do imóvel (Vírgula) o que contribui ainda mais para esse déficit. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é necessário que o mercado e os governantes propiciem programas e políticas públicas, para suprirem a carência da população brasileira de ter sua habitação. (Truncamento) Proporcionando programas de inclusão de pessoas mais atingidas por esse déficit e aquecendo o mercado habitacional, reduzindo juros de materiais de construção, programas de financiamento que passem a exigir valores menores de entrada, principalmente da população mais carente, proporcionando assim o sonho da casa própria e a valoração do que diz a nossa Carta magna. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |