Sob égide da Constituição federal de 1988 — norma suprema responsável por traçar os parâmetros do sistema jurídico —, a moradia, conforme o artigo 6, é assegurada como direito social à população. A aplicação dessa norma, no entanto (Vírgula) destoa da realidade, uma vez que substancial parcela da população não tem acesso a um domicílio, sobretudo as classes periféricas.Dessa forma, a fim de combater tal questão, é preciso debater sobre as causas que a manifestam, a saber da assimetria social e a inoperância governamental unificam-se para promover o impasse. (Formulou a tese)
A priori, deve-se pontuar a indiligência estatal como mola impulsionadora do revés. Dentro desse contexto, convém destacar a recusa do Estado em adotar medidas mais agressivas (Dê exemplos) no combate à desigualdade social e políticas públicas nas àreas das condições habitacionais contribuíram decisivamente para o agravamento da tendência (Cuidado com esse tipo de afirmação. Reestruture). (Melhore o encadeamento) Enxergando a tecnologia pelo viés exclusivo — não inclusivo —, dificultado a democratização ao acesso de residências. Acerca disso, Zymount Baumam, sociólogo polonês (Vígula) caracteriza como ¨Instituições Zumbis¨ as instituições que apesar de manterem sua essência, deixaram de exercer suas funções sociais, configurando-se então como Zumbis. Nesse paralelo, tal conceito faz jus ao Ministério das Cidades no óbice (Vírgula) tendo em vista a sua ineficiência no combate à estrutura elitista que fomenta os meios habitacionais. Logo, enquanto as autoridades forem passivas, poderá se observas observar o país ainda não democratizando as moradas.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a questão da discrepância socioeconômica é outra faceta antagônica que atua como mola propulsora do óbice. É oportuno ressaltar que o Brasil foi construído em um viés elitista, de modo que os lares estão, em sua maioria, restritos a pessoas detentoras do poder econômico. Essa dinâmica não é diferente com às as residências, já que segundo a Fundação João Pinheiro (Melhore a construção de sentido) déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias. Nesse sentido observa-se a elitização social — evidenciada como característica da sociedade por Sergio Buarque no livro ¨Raízes do Brasil" — se faz presente até nos dias de hoje por privar a parcela periférica desse importante veículo de lazer que a casa proporciona.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, indubitavelmente que o domicílio merece ter suas funções compartilhada. Para tanto urge que o Ministério das Cidades, por meio de política públicas, priorize o investimento na expansão de melhorias habitacionais que garantam a administração pública e investimentos na qualidade da construção. Concomitantemente, cabe a Secretaria Nacional de Habitação incluamorganizadas e cuidadosas voltadas ao resgate de moradores de rua e criação de programas nacionais para habitação. Espera-se, com isso, um Brasil que respeite os trâmites da sua Constituição Federal. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |