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Impactos sociais da Inteligência Artificial

Enviada em: 25/07/2023

Status:

Corrigida
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 Gilberto Dimenstein, importante escritor brasileiro, em sua obra "o cidadão de papel", defende a extensão democratizada de garantias constitucionalmente previstas aos cidadãos brasileiros, no entanto, como pontua o pensador, nem sempre as leis nacionais são compridas  cumpridas (Vírgula) desencadeando uma realidade em que os indivíduos são amparados pelo Estado apenas no papel. Tal perspectiva é analisada nos diferentes cenários referentes à Inteligência Artificial no Brasil, tendo em vista o quadro de desigualdade e invisibilidade associado à falta de democratização digital. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário, urge ressaltar a ausência do Estado em tentar combater a desigualdade social no Brasil, (Justaposição) nesse sentido, essa problemática, tão prejudicial para o desenvolvimento do país, afeta também o acesso da população às novas tecnologias. Nesse viés, a inteligência artificial (Vírgula) que trouxe tantos impactos para humanidade, nem sequer é conhecida por grande parte da população, dessa forma, nota-se que os efeitos da revolução tecnológica não chega da mesma forma para todos. Sob essa prisma,o filósofo iluminista, Jhon Locke, afirma, em seu conceito de "contrato social", que o Estado deveria ser a máquina administrativa responsável por garantir o bem-estar coletivo, conquanto, tal perspectiva, está longe de ser efetivada na prática, na esfera contemporânea brasileira. Dessa forma, é imprescindível reverter esse panorama.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, apesar da inteligência artificial, (Sem vírgula) trazer melhorias para saúde, educação, etc, esses benefícios não chegam aos grupos invisibilizados do corpo social brasileiro. Nesse viés, o sociólogo polonês Zigmunt Bauman, (Sem vírgula) defende que "na era da informação a invisibilidade é equivalente a morte", paralelo ao exposto, é evidente que enquanto esses sujeitos sociais ignorados não tiverem espaço na conjuntura moderna, serão facilmente negligenciados e seus impasses levados ao sepulcro. Desse modo, dificilmente haverá políticas públicas voltadas para a melhoria das condições desse público marginalizado, tão pouco a inclusão digital será um serviço de fácil acesso para esses cidadãos.Logo é fundamental a construção de medidas para a melhoria desse contexto nocivo.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister superar esses obstáculos. Para isso, urge ao poder público, responsável pela garantia e pela defesa dos direitos sociais indisponíveis, cobrar ao Estado a criação de políticas públicas eficientes voltadas a mitigar a desigualdade e invisibilidade social. Ademais, cabe ao Poder Executivo, cuja principal função é a realização de ações práticas, criar um ministério voltado para a inclusão digital no Brasil, com fito de que todos possam usufruir dos privilégios digitais, incluindo os benefícios trazidos pela inteligência artificial. Espera-se, com essas medidas, um melhora nessa questão. (Proposta completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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